Topo

"Zé dependência"? Veterano de 41 anos vira indispensável no Palmeiras

Zé Roberto tenta dominar bola em partida do Palmeiras contra o ASA, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (27) - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Zé Roberto tenta dominar bola em partida do Palmeiras contra o ASA, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (27) Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

10/10/2015 06h00

Zé Roberto teve um começo com altos e baixos no Palmeiras - titular durante o Paulista, mas depois reserva em parte do Brasileiro - mas se firmou como peça fundamental, não só pelo que apresenta em campo. Nunca se sabe em que posição o jogador de 41 anos vai aparecer, mas se tornou figura carimbada e peça essencial para o equilíbrio do time de Marcelo Oliveira.

Na lateral, quando Egidio atravessa mau momento; no meio de campo, quando lesões ou suspensões atingem os volantes que não conseguiram se firmar; na meia ofensiva ou ataque, quando Marcelo Oliveira quiser uma equipe mais cadenciada e equilibrada - as três funções vem sendo exercidas por Zé sempre que o time precisa. Uma lesão ou suspensão do veterano renderá uma dor de cabeça imensa ao técnico, não só pra quebrar a cabeça na escalação, mas como por um dos pontos altos do time na temporada: as bolas paradas.

1) A lateral esquerda

Egidio não está na melhor fase no Palmeiras: o lateral vem de uma sequência ruim, com dois empates e uma derrota nas últimas três partidas como titular. Antes disso, em uma sequência de seis partidas, foi substituído no intervalo quatro vezes. Zé Roberto é a principal alternativa: o veterano mantém qualidade indo ao ataque e não compromete na marcação. Aproveitou a má fase e Egídio para reaparecer na equipe e desde então não saiu mais.

2) Como volante

A lesão de Arouca, que só deve voltar em novembro, criou um problema para Marcelo Oliveira, principalmente nas partidas da Copa do Brasil, quando não pode contar com Thiago Santos (já atuou por outra equipe), e tem apenas Andrei Girotto e Amaral, que pouco jogaram juntos e são dois dos atletas mais questionados pela torcida. Diante dos desfalques no setor, Marcelo já mostrou que gosta de uma alternativa com um trio composto por um volante de ofício, Zé Roberto e Robinho. A formação é bem possível de aparecer nas próximas partidas.

3) Mais adiantado

Com a entrada de Gabriel Jesus no time titular, o alviverde ficou com uma formação bastante ofensiva, com Dudu, o próprio Jesus e Barrios. A defesa alviverde decaiu muito na segunda metade do Brasileirão, culminando com a goleada na última rodada por 5 a 1 contra a Chapecoense. Para estancar o buraco na defesa e ter um time que segura mais a bola, a entrada de Zé Roberto no lugar de um dos atacantes é uma alternativa. Isso já foi testado com o ex-técnico, Oswaldo de Oliveira.