Topo

Dunga tem dois pontos-chave para mudar no Brasil antes de encarar Venezuela

Dunga passa orientação a Renato Augusto, Willian e Elias - Leo Correa/Mowa Press
Dunga passa orientação a Renato Augusto, Willian e Elias Imagem: Leo Correa/Mowa Press

Danilo Lavieri

Do UOL, em Fortaleza (CE)

12/10/2015 12h28

Dunga tem feito testes na seleção brasileira antes de encarar a Venezuela. Depois da derrota na estreia por 2 a 0 para o Chile, o comandante tem dois pontos principais para mudar na equipe para a partida de terça-feira (13), na 2ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.

O primeiro deles o comandante deixou claro logo após a derrota, na coletiva de imprensa, ainda em Santiago: ter alguém que tome mais a decisão para fazer o gol.

Na ótica do comandante, faltou alguém que pudesse arriscar mais para tentar incomodar o goleiro adversário. Em alguns contra-ataques, Oscar demorou a tomar a decisão de passar a bola e até de arriscar a gol. O próprio jogador disse na zona mista que poderia ter chutado mais. O treinador usou a expressão "alternou" para avaliar o desempenho do atleta. 

Nos últimos dois treinos, o jogador do Chelsea perdeu espaço para Lucas Lima. O santista foi bastante elogiado nos amistosos nos Estados Unidos, voltou a ser convocado para a abertura das Eliminatórias e já fez dois treinos como titular. Ele dá mais dinâmica e fez o papel que Dunga espera de um meia: distribuir mais a bola do centro para as laterais.

Apesar disso, assim como Oscar, Lucas Lima não tem a característica de arriscar muito a gol. Quem pode executar a função seria Renato Augusto, que se destaca justamente por essa função no Corinthians. Na seleção, o corintiano chegou a ser testado brevemente como segundo volante e não deve ter espaço.

Outro aspecto que Dunga quer atacar é a falta de presença na área. Ele deve escalar Filipe Luís, que sobe menos ao ataque, para poder liberar mais Elias. O volante não perdeu a posição de titular em nenhum dos treinos em Fortaleza e pode ganhar mais abertura para subir ao ataque assim como acontece no esquema desenhado por Tite.

Foi essa, inclusive, a reclamação de Willian na coletiva de imprensa de domingo. O jogador afirmou que falta mais presença de área para a seleção brasileira e mais gente que pudesse arriscar para incomodar os adversários.

Por fim, Dunga também poderá dar mais velocidade a seu lado direito. Apesar de contar com Daniel Alves, lateral que normalmente sobe ao ataque, o treinador observa a possibilidade de colocar Lucas. O atacante do PSG tem os piques pelo lado de campo como sua característica marcante e foi treinado nessa função na parte final do treino de domingo.

Essa também é uma alternativa para um possível ferrolho armado pela Venezuela no Castelão. O sentimento na seleção brasileira é de obrigação de vitória.