Topo

Saiu o prazo: aeroporto que teria que estar pronto pra Copa ficou pra 2017

Teto do terminal caiu em julho de 2014, durante a reforma que já deveria ter acabado - Roni Lacerda/Leitor
Teto do terminal caiu em julho de 2014, durante a reforma que já deveria ter acabado Imagem: Roni Lacerda/Leitor

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 06h00

As obras de ampliação e revitalização do Aeroporto Marechal Rondon (localizado em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá), constantes no planejamento oficial do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, finalmente têm data para serem concluídas: janeiro de 2017. 

Os trabalhos tiveram início em dezembro de 2012, e seu cronograma original tinha conclusão prevista para março de 2014, a tempo do terminal reformado ter sido utilizado durante o Mundial daquele ano. O custo da obra em contrato era de R$ 83,4 milhões, pagos integralmente pelo governo federal. 

Mas as coisas não saíram como o previsto. As frentes de trabalho da empreitada não se desenvolveram como o esperado, o Mundial de futebol foi disputado com o aeroporto de Mato Grosso tomado por tapumes e canteiros de obra.

No dia 22 de agosto do ano passado, expirou o último prazo previsto no contrato, que foi aditado por seis vezes. À época, o consórcio construtor ainda não havia conseguido concluir as instalações de sistemas eletrônicos em dois setores, duas pontes de embarque, o sistema de água potável, a via de acesso da estação de tratamento de esgoto, a rede de esgoto e os estacionamentos, tanto do terminal de passageiros quanto do prédio administrativo.

Além desses atrasos, no dia 25 de julho de 2014, parte do forro do teto do aeroporto, recém-instalado, foi derrubado pelas chuvas. Então, com base em relatório do MPF (Ministério Público Federal) que apontava uma série de irregularidades na execução do contrato, os trabalhos foram suspensos.

Foi somente no início dessa semana que os defeitos foram sanados e o Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empreiteiras Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal teve autorização para dar seguimento à obra, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Até agora, de acordo com informações do Governo de Mato Grosso (que fiscaliza a obra), já foram gastos R$ 60,7 milhões. Pelo cronograma atual, as obras serão reiniciadas pela área de edificações de apoio seguindo para o setor das esteiras de bagagem, elevadores, pontes de embarque, infraestrutura e pavimentação.

Se nada mais der errado, em janeiro de 2017 os trabalhos estarão concluídos.