Topo

Com Leco, Ataíde volta ao futebol do SP. Gustavo Oliveira deve retornar

Gabo Morales/Folhapress
Imagem: Gabo Morales/Folhapress

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 19h30Atualizada em 13/10/2015 23h08

A renúncia de Carlos Miguel Aidar abriu caminho para a volta de dirigentes do futebol ao São Paulo. Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do conselho deliberativo, assumiu como presidente e tem até 30 dias para convocar nova eleição. As mudanças, no entanto, já começam agora: pivô da ameaça de impeachment contra Aidar, o ex-vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro já reassumiu o cargo e, com ele, o ex-gerente executivo de futebol Gustavo Vieira de Oliveira deverá retornar.

O São Paulo confirmou ao UOL Esporte a volta de Ataíde Gil Guerreiro como vice-presidente de futebol. Com ele retornam o diretor estatutário Rubens Moreno e os adjuntos Julio Moraes e Gustavo Francês. Gil Guerreiro estará no Maracanã no jogo desta quarta-feira, contra o Fluminense. 

Ataíde Gil Guerreiro tentou agredir Aidar em reunião no último dia 5. Horas depois, foi exonerado do cargo, e sua saída deu início a uma debandada de dirigentes da diretoria. Três dias depois, o UOL Esporte revelou um e-mail enviado por Gil Guerreiro a Aidar, na última quarta-feira, no qual indica que o ex-presidente desviou dinheiro e lesou o cofre do clube, e também afirma ter uma gravação em que Aidar descreve como desviaria dinheiro na comissão de contratação de um jogador da Portuguesa, além de citar a tentativa de comissionar a empresa da namorada, Cinira Maturana da Silva, no contrato com a Under Armour.

Para Gustavo Vieira de Oliveira, que era gerente, poderá ser criada uma diretoria remunerada de futebol, um posto acima do cargo hoje ocupado por José Eduardo Chimello.

Vieira de Oliveira assumiu a gerência de futebol do São Paulo em agosto de 2013, em meio a uma crise que parecia levar o time para o rebaixamento no Brasileirão. Com Muricy Ramalho, a equipe se recuperou e acabou o ano na 9ª posição do campeonato nacional. Vieira de Oliveira virou homem de máxima confiança de Ataíde Gil Guerreiro a partir de abril de 2014, quando Aidar foi eleito. Ele era reponsável por planejamento e execução de negociações, além do dia a dia do CT da Barra Funda.

Vieira de Oliveira recentemente recusou convite do Cruzeiro para assumir a diretoria de futebol, e atualmente planejava investir em um clube de Portugal, mas vê com bons olhos a possibilidade de voltar ao São Paulo. Ele foi demitido por Aidar dias depois da contratação de Juan Carlos Osorio, e saiu do clube com a seguinte frase: "Fui informado de que o futebol terá novos rumos, rumos esses dos quais eu não me vejo parte".

As definições sobre o futebol deverão ser apresentadas oficialmente por Leco na próxima quinta-feira, em sua primeira entrevista coletiva como presidente no Morumbi.