Topo

Estrela faz gol contra e Holanda tem maior vexame nos últimos 31 anos

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 17h36

Nem o fato de jogar com um atleta a mais desde o final do primeiro fez com que a Holanda evitasse o vexame de ficar fora de uma edição da Eurocopa depois de 31 anos. Jogando dentro de casa, os laranjas foram ineficientes perante a já classificada República Tcheca e deu adeus às Eliminatórias com uma derrota por 3 a 2.

Dessa maneira, a Holanda repete o ocorrido em 1984. A situação dessa vez, no entanto, é a ainda pior, já que 24 seleções participarão da próxima edição – há 31 anos eram apenas oito. E o mais curioso é que, assim como acontecerá na edição de 2016, o país-sede da Eurocopa daquele ano também foi a França.

Grande nome da seleção da Holanda, Robin Van Persie teve uma noite que dificilmente irá querer recordar no futuro. Começando a partida contra a República Tcheca no banco de reservas, o atacante praticamente acabou com as chances de seu país se classificar para a Eurocopa de 2016 com um gol contra bastante incomum.

Aos 21 minutos do segundo tempo, Jiří Skalák cobrou falta em direção à área e Van Persie, completamente sozinho, tentou recuar para o goleiro Zoet. O camisa 1, no entanto, foi pego desprevenido e apenas observou a bola morrendo no fundo das redes.

Entrando na rodada com 13 pontos, a Holanda já não tinha uma missão muito simples – precisava vencer e torcer para a Islândia vencer a Turquia. E ficou ainda mais difícil aos 35 minutos da primeira etapa, quando a República Tcheca já vencia por 2 a 0, com gols de Kadeřábek e Šural.

A expulsão de Suchý aos 43 minutos da primeira etapa, quando a partida ainda estava 2 a 0, chegou a dar uma nova esperança à Holanda. Mas a apatia holandesa, somada ao já citado gol de Van Persie, deixaram as coisas mais difíceis. Os donos da casa ainda diminuíram com Huntelaar e o próprio Van Persie, mas já era tarde demais.

Com a Holanda fora, República Tcheca e Islândia, primeira e segunda colocada do grupo A, respectivamente, se classificaram para a próxima edição da Eurocopa. Além disso, a Turquia terminou como melhor terceira geral e também conseguiu uma vaga direta.