Topo

Tite cita C. Ronaldo e diz que teve vergonha de Adriano fora de forma

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 09h17

Tite cita Adriano como um dos únicos casos que conheceu no futebol em que o problema fugia da alçada técnica e teria de ser resolvido com psicólogos e medicamentos. Ao jornal Lance!, o treinador relembrou a passagem apagada do Imperador pelo Corinthians, em 2011.

O técnico disse que ficou envergonhado de ver o atacante completamente fora de forma levantado a taça do Brasileirão daquele ano.

“Ganhamos, fomos campeões, mas no jornal saiu uma foto do Adriano que fez o Fábio Mahseredjian [preparador físico] me dizer: ‘Eu fiquei com vergonha’. Eu falei: ‘Eu também’”, disse Tite.

Adriano teve problemas logo nos primeiros dias de Corinthians, no começo de 2011. Uma lesão grave no tendão de Aquiles. Mas os abusos fora do serviço atrasaram sua recuperação física.

O Imperador faltou a sessões de fisioterapias, foi flagrado andando com gesso em período de repouso total, e continuou ingerindo bebida alcoólica. A estreia de Adriano no Corinthians se deu na 28ª rodada do Nacional de 2011, seis meses após sua contratação.

Apesar do descuido no tratamento, o então camisa 10 teve participação determinante no título. Ele marcou o gol da vitória do Corinthians contra o Atlético-MG, 2 a 1, triunfo que marcou arrancada alvinegra rumo à taça.

Tite relembra o período de Adriano no Brasileirão. O Imperador é uma pessoa boa, de fácil amizade, mas com um vício que o atrapalha, frisa Tite.

“Ele ficou no banco por uma circunstância. Não tínhamos pivô, mas a gente não pode deixar um atleta com sobrepeso. Existem algumas exigências. Eu posso estar, mas ele não”.

Durante seu período sabático, Tite visitou o Real Madrid e viu pessoalmente os cuidados que Cristiano Ronaldo toma para se preservar fisicamente. O treinador corintiano passou a considerar o português um exemplo de profissionalismo e admitiu que se tornou mais exigente com seus comandados sobre as atitudes extracampo.

“Mudei [minha percepção sobre atleta] a partir da minha visita ao Real Madrid, quando vi o Cristiano Ronaldo que, afora a nutricionista do Real, tem uma particular. Se o maior do mundo tem essa preocupação, por que qualquer outro jogador não pode ter?”.