Topo

Encara essa? Lanchonete do Grêmio cria hambúrguer com pão azul

Celeste, o sanduíche com pão azul da Hamburgueria 1903, do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL
Celeste, o sanduíche com pão azul da Hamburgueria 1903, do Grêmio Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2015 06h00

Imagine um hambúrguer de 160g, duplo queijo prato, alface americana, cebola roxa, picles, lascas de bacon e molho Honey Barbecue. Uma refeição interessante, como há tantas no mercado. Mas o Celeste, lanche lançado pela Hamburgueria 1903, do Grêmio, chama atenção além do paladar, da visão. Seu pão é azul, no tom da camisa do Tricolor. Sem alterar no sabor, a iguaria ganha uma casca colorida artificialmente para fazer da comida dos gremistas também algo ligado ao clube. 

O lanche é vendido a R$ 21,90 apenas o sanduíche ou R$ 28,90 em combo com batatas fritas e refrigerante. Virou, tão logo foi lançado, sucesso na loja oficial do clube gaúcho. Não apenas pelo sabor, mas pela cor. Muitos torcedores, antes de comer, fotografam a iguaria. Enquanto a reportagem do UOL Esporte acompanhou a montagem do lanche, três clientes pararam apenas para fotografar o hambúrguer, ou melhor, o pão. 
 
"O pão azul é produzido diariamente em quantidade limitada devido a sua complexidade. São feitas duas massas, a primeira não possui fermento e adiciona-se corante de origem natural da cor azul. Essa massa funciona como uma "casca" para injeção de uma nova massa fermentada, padrão sem cor. Após este processo, as unidades seguem para o forno para adquirirem formato e cor desejados. O corante é orgânico, importado e na composição também leva açúcar refinado e antiumectante, para reduzir a capacidade de absorção e umidade", informou a Sports Food, empresa parceira do Grêmio na Hamburgueria 1903. 
 
"Nossa atuação é muito focada em criar o maior engajamento possível do torcedor. E uma das maneiras de fazer isso é com produtos inovadores. Como se trata de uma operação temática, resolvemos tentar a criação de um pão que fosse gremista", explicou Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri Consultoria e da Sports Food. 

Azul por fora, mas branquinho por dentro, o pão do sanduíche Celeste da lanchonete do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

A recepção da torcida foi a melhor possível. De cara, Celeste disputa bravamente seu lugar no coração dos tricolores com sanduíches de nomes importantes na história gremista. Banguzinho (que lembra o time reserva que bateu o Inter no Gauchão de 1995, Libertadores, dez a zero (que lembra goleada em Gre-Nal), 407 (que lembra o último clássico), todos estão no cardápio cujo lema é "Sirvam-se de nossas façanhas", em alusão ao hino rio-grandense. 
 
"A recepção foi um misto de surpresa e orgulho. O torcedor se sente altamente identificado", explicou Fernando. 
 
A ideia é lançar uma outra novidade em novembro, quando abrirá, também, a primeira lanchonete da Hamburgueria 1903 na Arena do Grêmio. O local está em obras. Ainda neste ano, duas novas lojas em Porto Alegre e uma em São Paulo também devem estar funcionando. A meta é ter 90 em 5 anos. 

Sanduíche com pão azul é comercializado na lanchonete do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

"A Hamburgueria 1903 é a primeira rede de alimentação de um clube de futebol no mundo. Um sucesso tão grande que sete outros clubes brasileiros já fecharam contrato para ter suas próprias redes de alimentação. Estamos em processo de abertura de sete novas unidades e temos 300 candidatos a franquias. Além disso, já começamos a ser procurados por clubes do exterior. A Hamburgueria mostra que um clube de futebol pode associar sua marca muito além das quatro linhas e abre uma nova fronteira", concluiu Fernando. 
 
Experimentamos o sanduíche
 
A reportagem do UOL Esporte acompanhou de perto a criação. Na tarde de quarta-feira, esteve na matriz da Hamburgueria 1903, no centro de Porto Alegre. Os pães são feitos em São Paulo e recebidos prontos pela loja, ali são montados os sanduíches e o pão azul vira Celeste. 
 
Aproveitando, provamos a iguaria, ninguém é de ferro. O corante utilizado no pão não deixa nenhum gosto diferente no alimento, nem mesmo marca os dentes. É uma leve casca no pão, que normalmente ganha uma cor um pouco mais escura que o miolo, mas neste caso, azul. É diferente, não poderia ser de outra forma com um pão azul, mas muito saboroso.