Topo

Manchester City leva 'joia' corintiana de 15 anos para estágio na Europa

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

17/10/2015 06h00

O meia-atacante Victor Moura, o Vitinho, é o principal talento do Corinthians sub-15 e um dos destaques da seleção brasileira da categoria. Mas desperta também o interesse de outro clube poderoso. No caso, o Manchester City.

Na última segunda-feira, Vitinho, 15 anos, completou um período de estágio de dez dias no clube inglês. A intenção do City foi estreitar relacionamento com o jogador e o Corinthians, além de observá-lo de perto. No período, ele realizou treinamentos com a equipe sub-16 e enfrentou o Newcastle no último fim de semana. Marcou um gol na vitória por 5 a 1 do Manchester. 

É grande a possibilidade de que em janeiro de 2016, ao completar 16 anos, Vitinho assine contrato profissional com o Corinthians. Mas é bem possível que haja cláusulas relacionadas ao City: o clube inglês gostaria de levar o meia-atacante para estágios nos próximos dois anos e também espera ter prioridade de compra do jovem a partir dos 18 anos.

O Corinthians não só autorizou a viagem como também participou dela. O diretor Augusto Melo, um dos responsáveis pela base corintiana, foi a Manchester para observar a participação de Vitinho e também verificar como é o processo de formação feito pelo City, desde a infraestrutura até a metodologia de trabalho.

"A intenção deles é conhecer a nossa base, monitorar nossos jogadores. Com relação ao Vitinho, com o tempo, eles podem ter uma opção de compra. Nós vamos dar o preço e, se eles se interessarem, poderão comprar", afirmou o dirigente. 

"O Corinthians também pode se aproveitar disso. Quero levar um treinador da nossa base para conhecer o trabalho do Manchester City no ano que vem. Queremos entender como eles formam jogadores lá e usar essa experiência no processo de formação de jogadores para o time principal do Corinthians e para o mercado europeu", complementou.

Para a Unick Football, empresa de propriedade do agente Nick Arcuri, a possibilidade de o jovem completar a formação no clube inglês é vista como interessante. Hoje, o Manchester City é liderado por Ferran Soriano. Antigo diretor do Barcelona, ele levou os conceitos de formação do clube catalão para a equipe que atualmente dirige como CEO. Há rumores de que Pep Guardiola, em 2016, possa trocar o Bayern de Munique pelo City. 

Por ora, a intenção do clube inglês é estreitar relacionamento com Vitinho e Corinthians antes da disputa do Sul-Americano sub-15, marcado para novembro. A possibilidade de transferência, entretanto, é considerada pelo City e pelo estafe do jovem apenas para quando ele completar 18 anos. Há impedimentos legais na Inglaterra para que isso ocorra antes da maioridade do atleta, inclusive. 

Nesta semana, o jovem foi reintegrado ao elenco infantil do Corinthians. Sem Vitinho, o time corintiano perdeu no último fim de semana para o Primeira-SP, pelo Campeonato Paulista. Ele jogará já no próximo sábado também pelo torneio estadual contra o Amparo.