Topo

Ronaldo e estafe oferecem "amigo" Gabriel Jesus a clubes do futebol europeu

Oficialmente, Ronaldo e empresa dizem não gerenciar carreira do palmeirense - Poletti, Bruno Nogueira/Folhapress
Oficialmente, Ronaldo e empresa dizem não gerenciar carreira do palmeirense Imagem: Poletti, Bruno Nogueira/Folhapress

Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 12h55

Ronaldo e seu estafe têm participado de conversas e negociações que podem levar Gabriel Jesus para o futebol europeu, mais especificamente para os italianos. Pessoas ligadas ao ex-jogador têm conversado constantemente com dirigentes de clubes do Velho Continente e fazem lobby para exaltar a qualidade exibida pelo atacante do Palmeiras.

Oficialmente, a 9ine, empresa do Fenômeno, nega o vínculo e a participação do ex-jogador nos negócios – diz que houve encontro com Jesus em sua sede, mas que se tratou de apenas “amizade"; também afirma que não trabalha no mercado em nome do jogador - o agente de Gabriel é Cristiano Simões.

O UOL Esporte, entretanto, conversou com diversas pessoas próximas ao jogador que confirmaram a parceria. Empresas de marketing que tentaram contato com o jogador ouviram que Ronaldo já estava responsável pela imagem do garoto de 18 anos. Parceiros comerciais do atacante também tratam o acordo como uma realidade. 

Na Itália, dirigentes também confirmam que Ronaldo tem trabalhado em nome do atleta que se tem sido destaque no país, especialmente em competições de categorias de base tanto no Palmeiras quanto na seleção brasileira. Empresários que atuam no mercado italiano, além dos cartolas, afirmam que pessoas ligadas ao Fenômeno tem conversado com os clubes do país.

Para os italianos, o nome do jovem alviverde está fortemente associado a Ronaldo. Isso funciona como uma espécie de garantia de qualidade do jogador. Apesar disso, a multa rescisória que supera os 30 milhões de euros é extremamente alta para os times do país, que hoje já não são mais os times com maior poder econômico, estando atrás de equipes da Inglaterra e Espanha..

Aos 18 anos, o atacante é tratado como a maior revelação das últimas décadas na Academia de Futebol. Até a camisa 33, que é a idade de Cristo, ele recebeu.

Tudo porque ele teve um desempenho de verdadeiro fenômeno nas categorias de base. Com 37 gols em 22 jogos no Paulista sub-17 de 2014, o jogador virou sinônimo de sucesso para os palmeirenses. Seu sucesso o transformou em alvo de assédio de várias equipes, entre elas o São Paulo, que tentou sua contratação.

A situação criou uma novela para que o contrato fosse renovado no fim da temporada passada. Após meses de enrosco, o atleta assinou um vínculo até o fim de 2019 com direito a um salário progressivo, que aumenta ano a ano, e que pode ficar ainda maior caso tenha metas cumpridas.

Em contrapartida, para não pagar luvas e não estourar o teto salarial, o clube cedeu nas negociações e deixou empresários ficarem com 70% dos direitos econômicos. O clube ficou com 30%, e prioridade para igualar qualquer proposta recebida pelo futebol. O empresário Fábio Caran possui 22,5% e Cristiano Simões, agente do jogador, 32,5%. O restante pertence ao próprio atleta.

Sua multa para o mercado nacional é de R$ 30 milhões. Para o internacional, ultrapassa a casa dos R$ 150 milhões. Por enquanto, o atacante deve permanecer no Palmeiras. ""Estou focado, essa reta final é muito importante. Quero ficar aqui. Eu tenho objetivo e planos na minha carreira", diz Jesus.