Topo

Douglas ganhou aplauso irônico da torcida do Barça. Não liga e quer ficar

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

21/10/2015 15h34

O Barcelona deu o recado a Douglas antes do início da temporada de que não havia espaço no elenco para sua permanência. O brasileiro, no entanto, não se importou. Curtindo a cidade, bem relacionado no vestiário com os companheiros e quieto, sem reclamações, conseguiu permanecer e até ganhou carinho da torcida de maneira irônica, uma "comemoração" pela sua aparição.

A cena aconteceu no último sábado na goleada por 5 a 2 contra o Rayo Vallecano, no Camp Nou, pela oitava rodada do Campeonato Espanhol --no 13º jogo oficial do clube na temporada. Douglas debutou nesta temporada entrando aos 33 minutos do segundo tempo, logo depois do Barcelona marcar 5 a 1. A torcida reagiu empolgada, com gritos e aplausos. Tudo por conta do sumiço do jogador. Isso já havia sido feito antes pelos torcedores do clube catalão com outros atletas.

Veja também: Douglas recebe 1,5 milhão de euros de salário, diz jornal

"Foi o primeiro jogo tranquilo do Barcelona na temporada. Tão tranquilo que deu para torcida lembrar da existência de Douglas. O brasileiro até recebeu salva de palmas como se fosse um craque", escreveu o jornal espanhol AS no dia seguinte ao jogo.

"O aplauso da torcida é uma brincadeira. A contratação dele nunca foi compreendida e agora a questão é se expressar de maneira irônica. Isso se passou aqui com outros jogadores como os atacantes Santi Ezquerro e Maxi López. Ganharam fama pelo esquecimento", explicou Toni Padilla, repórter do diário catalão "ARA".

Ezquerro, com passagem de 2005 a 2008 pelo Barça, teve a concorrência de Ronaldinho Gaúcho, Giuly e Eto'o, e perdeu espaço para a ascensão do então prodígio Messi. Assim, fez apenas três jogos na última temporada pelo clube, não marcando nenhum gol. Já Lopez começou no clube em 2004 e no ano seguinte anotou o único gol em partida importante contra o Chelsea nas oitavas de final da Liga dos Campeões (Barça venceu por 2 a 1, na Inglaterra). Após isso, atuou apenas dez vezes nos dois anos seguintes, quase sempre jogando pouco.

O caminho escolhido por Douglas é parecido. A última das duas chances como titular já faz muito tempo. Foi em dezembro de 2014 na goleada por 4 a 0 contra o pequeno Huesca, pela Copa do Rei. De lá para cá, foram três chances vindo do banco na primeira temporada pelo clube e a primeira vez em campo na atual, sábado, contra o Rayo. Um total de seis partidas nos 15 meses de Barcelona.

Pela Liga dos Campeões, Douglas jamais atuou. No último jogo, terça-feira, diante do Bate Borisov, foi o único jogador de linha cortado do banco de reservas entre os que viajaram a Bielorrússia. Como destaque, ficam as brincadeiras que o elenco vem protagonizando com o lateral.

Minutos antes de embarcar, Neymar ao lado de Adriano, Daniel Alves e o goleiro chileno Claudio Bravo, postou uma foto com um pequeno boneco samurai o chamando de Douglas por conta do coque no cabelo que passou a usar recentemente. Pouco depois do jogo, o zagueiro Piqué fez brincadeira ao responder aos fãs no Twitter sobre se usaria o mesmo corte do brasileiro: "não me caem bem os penteados de ator pornô".

"Um jogador que não atua e não tem clima no vestiário é impossível de segurar. Só que o Douglas é querido pela turma dos 'brazucas' e ganhou o respeito dos demais por causa disso. Já foi quase necessidade do Barcelona o transferir por uma questão de limpar a folha salarial. Só que hoje ele pode ficar no clube, pois não causa nenhum dano mesmo sem atuar" comentou Toni Padilla.

A péssima situação de Douglas em termos de oportunidades no time foi evidenciada quando Luis Enrique escolheu o volante Sergi Roberto como substituto de Daniel Alves na equipe. O lateral esquerdo Adriano atuando improvisado ainda é terceira opção. E para piorar, Aleix Vidal, vindo do Sevilha, e que também é lateral direito, tem a permissão para atuar a partir de janeiro, quando vence a punição da Fifa ao Barça de inscrever novos jogadores - veto foi dado por conta de irregularidades nas categorias de base.

Com tanta dificuldade em atuar, a maior chance disso acontecer por muitos minutos chegou. Sergi Roberto sofreu lesão na coxa diante do Bate Borisov e está dez dias afastado. Como Luis Enrique faz planos para poupar Daniel Alves, Douglas pode ter mais minutos em campo contra o Eibar, domingo, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, e melhor ainda: ser titular contra o pequeno Villanovense, pela Copa do Rei, na próxima quarta-feira, quando o Barça deve ir a campo só com reservas.

Com ou sem a presença assegurada, Douglas tem contrato com o Barcelona até junho de 2019. Na Catalunha, vive com a mulher e o filho e ainda recebe constante visita de familiares. A oportunidade dada pelo clube de ser emprestado a outro time espanhol não foi aceita. Assim, a rotina do lateral segue tranquila, sem pressão, e cada vez mais longe do campo. O que não o impediu de ser considerado participante do triplete no ano passado, com os títulos do Campeonato Espanhol, Copa do Rei, e Liga dos Campeões.