Topo

Euro-16 terá um cineasta nos gramados. E ele ajudou a eliminar a Holanda

Halldorsson ficou longe do futebol dos 16 aos 23 anos e hoje está na seleção - Stu Forster/Getty Images
Halldorsson ficou longe do futebol dos 16 aos 23 anos e hoje está na seleção Imagem: Stu Forster/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/10/2015 06h00

Quando a Islândia bateu a Holanda por 1 a 0 e ficou muito perto da inédita vaga na Eurocopa-2016, o goleiro Hannes Thor Halldorsson teve um papel fundamental. Ajudou a parar os holandeses em Amsterdã e a deixar seu time como a melhor defesa do grupo A. No entanto, alguns anos antes, o goleiro era apenas um cineasta. Halldorsson teve que abandonar o futebol dos 16 aos 23 anos. Passou a viver do cinema, mas o chamado de um amigo o devolveu aos campos.

Quando tinha 16 anos, Halldorsson apostou uma corrida com seu pai esquiando na neve. Eles se chocaram na descida e o garoto levou a pior. Uma grave lesão no ombro o deixou imóvel na neve, causou duas fraturas nos anos que se seguiram e fez o esporte sair de sua vida.

Halldorsson, então, começou a trabalhar como estagiário em uma produtora de cinema. Cresceu na profissão. Aos 23 anos, o jovem de 1,93m pesava 105 kg e não jogava mais. Foi quando um amigo ligou precisando de um goleiro para atuar numa equipe da modesta terceira divisão islandesa.

“Foi um momento de reflexão. Fiquei em frente ao espelho, tirei uma foto e decidi que não queria mais ser daquele jeito”, contou Halldorsson à revista 11 Freunde. Muito mais do que seu porte físico começou a mudar naquele dia.

O goleiro retomou as sessões de fisioterapia e passou a jogar bem. Seu time subiu da terceira para a primeira divisão. Realizou o sonho de se tornar jogador e em 2011, aos 27, chegou à seleção da Islândia. Mas o trabalho como cineasta continuava. Halldorsson fez alguns curtas e campanhas publicitárias.

Foi só em 2013, disputando as eliminatórias para a Copa no Brasil, que ele finalmente decidiu deixar o cinema de lado para se dedicar só ao futebol. Sua empresa o liberou e prometeu manter sua vaga.

O que ele não imaginava era que, dois anos mais tarde, seria um dos heróis da classificação histórica da Islândia para a fase final da Eurocopa. “Jamais sonhei chegar nem perto disso. Superei muito sofrimento até aqui”, resumiu Halldorsson, ator de uma história que ele poderá contar para sempre.