Topo

Jardel retorna de viagem como deputado e tem bagagem apreendida

Jardel teve bagagem apreendida pelo Ministério da Agricultura ao voltar de viagem - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Jardel teve bagagem apreendida pelo Ministério da Agricultura ao voltar de viagem Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2015 11h21

O ex-jogador do Grêmio e atual Deputado Estadual pelo Rio Grande do Sul, Mário Jardel, teve sua bagagem apreendida ao retornar de Portugal em viagem oficial nesta quinta-feira. Produtos alimentícios foram transportados irregularmente pelo ex-atleta. 

Jardel esteve em Portugal e na Itália para buscar novos negócios para o Estado. Segundo disse à imprensa portuguesa, regressará com duas propostas comerciais ao Rio Grande do Sul. 

Mas também aproveitou para fazer compras. Na mala, trouxe queijos, bacalhau e nozes. Os produtos, transportados irregularmente, foram apreendidos pelo Ministério da Agricultura. 

Em contato com  reportagem do UOL Esporte, a assessoria do Parlamentar prometeu manifestação no período da tarde. Jardel passará a manhã inteira envolvido em reuniões. 

A viagem foi paga com dinheiro público e durou 10 dias. Em nota, ele explicou que o roteiro custou R$ 37 mil e foi aprovado pela Câmara. Segundo o próprio, além de negócios para o Estado, buscou informações sobre questões de saúde e ainda visitou Federações esportivas. 

Jardel, de 42 anos, brilhou por Grêmio, Porto, Galatasaray, entre outros clubes. Abandonou a carreira de jogador em 2011 e admitiu publicamente envolvimento com drogas. Foi eleito deputado em 2014 com mais de 40 mil votos. 

Segundo as normas nacionais, não são permitidos que o viajante traga produtos de origem vegetal e animais vivos, seus produtos e subprodutos, produtos como carnes cruas, embutidos e carnes enlatadas, entre outros itens (veja aqui mais sobre viagem).