Topo

Em Corinthians x Flamengo, ninguém tem tantas mágoas quanto Renato Augusto

Renato Augusto divide protagonismo com Jadson em Corinthians favorito ao título - Ale Cabral/Folhapress
Renato Augusto divide protagonismo com Jadson em Corinthians favorito ao título Imagem: Ale Cabral/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/10/2015 06h00

Ressentido.

Essa é a definição sobre Renato Augusto, criado na Gávea e protagonista do Corinthians atual, em relação ao Flamengo.

No clássico marcado para as duas equipes no domingo, às 17h (de Brasília) em Itaquera, os holofotes estarão focados no flamenguista Paolo Guerrero. Mas é Renato, possivelmente, que tem as principais mágoas.

Hoje visto como colega de equipe, Jadson era concorrente por uma vaga na equipe titular do Corinthians em 2014. Chegou a ser considerado, no primeiro semestre, o principal jogador corintiano. E, na cabeça de Mano Menezes, era um ou outro.

Foi nesse momento de baixa e de reserva que Renato Augusto cogitou a possibilidade de voltar ao Flamengo. Mas, após sondagens de seus representantes, ele foi recusado pelo clube.

Segundo admite seu estafe, não foi a primeira vez que isso ocorreu. Em momento difícil no Bayer Leverkusen-ALE em função de lesões, Renato conversou com Flamengo e Corinthians sobre ser repatriado em 2012, mas só um dos clubes foi adiante e pagou cerca de R$ 12 milhões por 50% dos direitos dele.

"Todo mundo falava que eu tinha que voltar, mas aí aconteceu isso. E ainda soltaram na imprensa que fui eu que não quis ir. Para não ficar mal com a torcida, me jogaram contra ela", disse Renato Augusto em entrevista à Folha.

Quando pensou em Renato, o Flamengo já não conseguiu avançar. Neste ano, logo após a eliminação corintiana na Copa Libertadores, ele foi sondado pela direção flamenguista sobre trocar o Parque São Jorge pela Gávea. A resposta a seus representantes foi de que a gratidão pelo Corinthians, fruto do trabalho de recuperação física que o afastou das lesões, pesaria mais alto.

"Houve uma procura, mas nada concreto. Hoje não me vejo fora do Corinthians. Não penso em sair agora, a não ser que venha uma coisa muito boa para mim e para o clube. Sabemos da dificuldade que o clube tem, mas hoje não penso em sair. Me sinto bem, é um clube em que já estou familiarizado, adaptado, e hoje minha cabeça está aqui", confirmou Renato em junho.

As decisões tomadas por ele e pelo destino se mostraram acertadas. Com o Corinthians, o jogador se tornou favorito ao prêmio de melhor do Campeonato Brasileiro e voltou a figurar nas convocações para a seleção. Nesta semana, Dunga chamou Renato Augusto pela segunda vez consecutiva para as Eliminatórias da Copa do Mundo.