Topo

Futebol nasceu dentro de um pub inglês há 152 anos e ajudou a criar o rúgbi

Football Association
Imagem: Football Association

Do UOL, em São Paulo

26/10/2015 06h00

O que seria do futebol sem as regras do jogo? Provavelmente nem existiria como um esporte profissional mundialmente conhecido e amado.

E foi há 152 anos, no dia 26 de outubro de 1863, em um pub de Londres (Freemanson's Tavern), que nasceram as “leis do futebol” que são tão importantes e alvos de discussões até hoje. 

Tudo começou com a necessidade de organização para que se pudesse jogar o futebol com desconhecidos e pessoas distantes.

Na Inglaterra, o futebol já era um esporte com clubes de bairro, que disputavam entre si duelos isolados. A modalidade era muito difundida também em escolas. No entanto, cada clube, cada escola, cada bairro, cada grupo de amigos, determinava as próprias regras do jogo.

O problema era quando esses amigos e estudantes chegavam à faculdade e encontravam outros meninos, de outros locais, consequentemente, com outras regras do esporte.

O que acontecia? Tudo virava uma bagunça.

Foi por isso que 15 anos antes da marcante reunião no pub londrino, alunos da Universidade de Cambridge deram os primeiros passos e fizeram algumas regras para que conseguissem jogar futebol com o mínimo de organização.

A condução da bola com os pés, por exemplo, como vimos hoje, não era um consenso. Foi em 1857 que outras regras foram incorporadas às de Cambridge até a marcante primeira reunião do dia 26 de outubro de 1863.

A reunião foi encabeçada por Ebenezer Cobb Morley, um procurador de justiça inglês, que percebeu a necessidade da organização de leis e publicou um artigo em um jornal britânico chamado Bell’s Life despertando a todos para o tema e chamando a atenção de clubes e escolas.

Assim, 11 clubes de Londres e representantes de escolas se reuniram no pub para a primeira de seis reuniões. Foram 44 dias até a criação de 14 regras e da Football Association (Associação de Futebol), que hoje controla o futebol inglês e é a federação mais antiga do mundo, no dia 8 de dezembro de 1863. Tudo foi publicado por John Lillywhite em um livro, uma espécie de manual. 

Com todos ansiosos para colocar em prática as novas regras, um jogo entre Morley’s Barnes e Richmond foi realizado no dia 19 de dezembro de 1863. A partida terminou zero a zero.

As novas leis precisaram ser atualizadas e lapidadas nos anos seguintes, já que as primeiras regras englobavam assuntos como a vestimenta dos jogadores, sem o uso de pregos nas chuteiras, por exemplo; também falava um pouco do impedimento, quando os jogadores não podiam receber lançamentos ou passes à frente (eles tinham que carregar a bola ao gol); o goleiro e o árbitro também não existiam.

Reunião influenciou na criação do Rúgbi

Nem todos concordaram com as regras que estavam sendo discutidas nas reuniões realizadas na Freemanson's Tavern. O clube Blackheath não aceitou a remoção das regras que permitiam jogadas mais duras, como agarrões, empurrões e até mesmo chutes. Assim, acabaram se retirando dos encontros na quinta reunião e fundaram mais tarde a Rugby Football Union, em 1871.