Topo

Justiça investiga Real por uso de dinheiro público em negociação de terreno

Real Madrid teria recebido do governo de Madri uma indenização muito acima do valor previsto - EFE/Luca Piergiovanni
Real Madrid teria recebido do governo de Madri uma indenização muito acima do valor previsto Imagem: EFE/Luca Piergiovanni

Do UOL, em São Paulo

27/10/2015 11h52

O Real Madrid está sendo investigado pela Justiça da União Europeia pela negociação de um terreno que envolveu recurso público. De acordo com o jornal El País, a cidade de Madri teria injetado 22,7 milhões de euros nos cofres do clube, em 2008, a título de indenização por ter adquirido área pertencente ao Real. No entanto, o valor do terreno seria de 12 milhões.

O Tribunal apura o destino dos 10 milhões de euros cedidos ao Real. O terreno de 70.815 metros quadrados fica no bairro de Las Tablas.

Em maio de 1998, o governo de Madri, então administrado por José Maria Álvarez del Manzano, acertou com o Real Madrid a compra de uma área de 30 mil metros da antiga Cidade Esportiva do Real.

O terreno de Las Tablas estava avaliado em 448 mil euros no ano de 1998. O governo pegou a área, mas não pagou ao clube na época. Dez anos depois, o governo local decidiu então indenizar o Real Madrid, pagando 22,7 milhões ao clube merengue, cifra muito acima do valor combinado em 1998 (448 mil euros).

O plano da prefeitura de Madri era levantar edificação projetando os Jogos Olímpicos de 2012. Mas Madri perdeu a disputa para Londres na escolha da sede da Olimpíada, e a ideia de abrigar um centro esportivo não foi levada adiante pela prefeitura. O terreno foi então destinado para construção de área residencial.