Topo

Reino Unido vai investigar suposta lavagem de dinheiro na Fifa

Christian Hartmann/Reuters
Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/10/2015 17h06

A escolha das sedes das Copas do Mundo 2018 e 2022 ainda alvo de investigação e, nessa semana, mais uma suposta irregularidade veio à tona. Dessa vez, pelo Reino Unido, que levantou a hipótese de lavagem de dinheiro no processo realizado pela Fifa em dezembro de 2010.

"Nós ainda estamos examinando questões em torno da possível lavagem de dinheiro", disse David Green, diretor do Escritório de Fraudes Graves (Serious Fraud Office, SFO), à BBC.

Segundo Green, há forte indício de lavagem de dinheiro envolvendo o Comitê da Austrália, que teria desembolsado 270 mil libras (R$ 1,6 milhão) ao então vice-presidente da Fifa  e presidente da Cocacaf, Jack Warner

"Não posso confirmar a afirmação de que o dinheiro passou por Londres. Certamente começou em Sydney e parece ter acabado em Trinidad. Pode ser a lavagem de dinheiro, sim. Há uma série de questões que ainda estamos verificando", explicou Green.

O diretor disse ainda que o SFO não pôde agir em relação às outras práticas de corrupção na entidade máxima do futebol. De acordo com ele, a organização não tinha competência para ir atrás Fifa sob as leis de suborno.