Topo

São Paulo discute opções e deve manter Doriva após eliminação

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

29/10/2015 13h10

A diretoria do São Paulo começa a discutir na tarde desta quinta-feira as possibilidades de mudança no departamento de futebol para que o clube consiga a classificação à Copa Libertadores pelo Brasileirão, após a eliminação para o Santos na semifinal da Copa do Brasil. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva e o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro, segundo apurou o UOL Esporte, pensam nesse momento que o melhor para a equipe é manter o técnico Doriva.

A cúpula vai discutir o tema nesta quinta-feira e é improvável que o treinador seja demitido. Leco e Ataíde entendem, por ora, que uma nova troca de comando geraria um desgaste que poderia ser ainda mais prejudicial ao São Paulo, que ocupa a 5ª posição do Brasileirão, empatado em número de pontos com Santos (4º) e Internacional (5º). Se demitir Doriva, o São Paulo terá a quarta troca de comando técnico em 2015: Muricy Ramalho até abril, Milton Cruz até junho, Juan Carlos Osorio até outubro.

A ideia do São Paulo nesse momento é manter Doriva pelo menos até o fim do ano. O clube tem mais seis jogos pelo Brasileirão e a sequência já começa neste sábado, contra o Sport, no Morumbi. Depois, enfrenta Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians, Figueirense e Goiás. No entendimento da diretoria, uma troca de técnico nesta quinta-feira, por exemplo, já reduziria as chances de marcar três pontos contra o Sport, daqui a dois dias.

Doriva foi contratado pelo ex-presidente Carlos Miguel Aidar e pelo ex-gerente José Eduardo Chimello no dia 7 de outubro, dois dias após a briga entre Aidar e Ataíde Gil Guerreiro que causou a exoneração do vice de futebol e o desmanche da diretoria. Naquele dia da contratação de Doriva, não havia mais nenhum dirigente empossado além do presidente. Após a renúncia de Aidar, Leco assumiu e Gil Guerreiro voltou, e retomaram uma filosofia de futebol iniciada por Aidar com Doriva, que quebrou muitos dos conceitos do antecessor Juan Carlos Osorio. Chimello deixou o cargo na última terça-feira. 

O São Paulo também não vê alternativa no mercado para Doriva e também tenta pensar em longo prazo, como pensava com Osorio, e não em situações emergenciais. O clube entende que não há opções válidas nesse momento e gostaria de pensar na troca do técnico apenas após o fim do Brasileirão. Doriva tem cinco jogos como técnico do São Paulo: uma vitória, um empate e três derrotas.