Topo

Eurico esnoba vice da CBF com filé mignon e pudim antes de 'show' no STJD

Escoltado, Eurico deixa restaurante vizinho ao STJD antes de julgamento - Bruno Braz / UOL Esporte
Escoltado, Eurico deixa restaurante vizinho ao STJD antes de julgamento Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2015 06h00

Com ares de celebridade, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, roubou a cena na tarde desta quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio. Figura mais aguardada da pauta, ele fez de sua aparição um mistério tal qual um "popstar" e deu de ombros - degustando um suculento filé mignon e um irresistível pudim - enquanto seu desafeto Delfim Peixoto, vice-presidente da CBF, era julgado e o citava a todo o instante. Em sua vez como réu, realizou sua própria defesa e fez os auditores se curvarem ao discurso.

Filé mignon e pudim
O dirigente, que corria o risco de ser suspenso por até três anos por conta de duras declarações após o empate em 1 a 1 do Vasco com a Chapecoense, chegou ao local por volta de 13h30. Porém, ao invés de se dirigir ao andar do STJD, onde já se encontrava um representante do departamento jurídico cruzmaltino, adentrou o restaurante vizinho acompanhado do 2º vice-geral, Silvio Godoy, do vice-jurídico, Paulo Reis, e de seis seguranças, que se dividiram entre o interior do estabelecimento e a parte externa.

Por lá, tratou de se acomodar numa mesa mais reservada, no canto. Em seguida, solicitou um filé mignon acompanhado de arroz branco, que saiu ao preço de R$ 43. Para beber, um de seus vícios: Coca-Cola zero. Na sobremesa, degustou um caramelado pudim.

"Tentei dar uma carregada no alho do filé mignon (risos). Estou brincando. Ele foi super tranquilo e muito educado", brincou um dos garçons, entregando não ser vascaíno.

O almoço do dirigente causou surpresa aos presentes no tribunal, que aguardavam um encontro dele com Delfim, que era julgado exatamente naquele instante e não se cansava de citar o presidente cruzmaltino.

Eurico almoça com seus pares em restaurante vizinho ao STJD - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Eurico almoça com seus pares em restaurante vizinho ao STJD
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

As declarações do presidente licenciado da federação catarinense, no entanto, não foram totalmente ignoradas. Após o julgamento do desafeto, que também foi somente advertido, um dos advogados do clube desceu até o restaurante e passou com detalhes tudo o que foi dito por ele no STJD. Entre uma garfada e outra, Eurico ouviu atentamente e, inclusive, utilizou trechos a seu favor em seu discurso.

Conflito com a tecnologia
Antes de uma defesa que, literalmente, virou o jogo de sua denúncia, Eurico proporcionou alguns momentos descontraídos, como quando demonstrou pouca intimidade com um tablet que lhe foi mostrado com detalhes do julgamento. Após uma breve analisada, o devolveu sem se arriscar na função "touch screen" (onde se utilizam os dedos na tela para realizar as ações do aparelho).

Quando erros de arbitragem eram exibidos na televisão através de um DVD fornecido pelo advogado Paulo Rubens, do Vasco, ele, de sua cadeira, deu a determinação:

"Coloca logo no lance da raquetada!", exclamou, em referência ao pênalti não dado a favor do Cruzmaltino, no empate em 1 a 1 com a Chapecoense, quando Tiago Luis levantou a mão direita e encostou na bola.

Discurso vira o jogo
Realizando sua própria defesa, Eurico foi cirúrgico no discurso e conseguiu não só se livrar de um gancho como inverteu o jogo, levando à frente suas denúncias, com a palavra por parte do presidente da 5ª comissão disciplinar, José Perdiz, de que um inquérito será instaurado para apurar os critérios estabelecidos nos sorteios dos árbitros.

Durante os cerca de 20 minutos em que falou, foi comum perceber os auditores concordando com a cabeça com seus argumentos.

“Delfim, para mim, é peixe”
Fortalecido após o resultado da sessão, Eurico voltou a ignorar Delfim Peixoto, que chegou a dizer que era seu amigo há mais de 40 anos.

“Eu estar preocupado com Delfim é brincadeira. Com tanta preocupação que eu tenho em relação ao Vasco, vou estar preocupado com o Delfim?”, indagou.

O cartola ainda fez uma brincadeira com o nome de seu desafeto, o comparando a um golfinho, mamífero que também pode ser chamado de delfim.

“Qual o problema com o Delfim? Delfim, para mim, é peixe (na verdade, um mamífero). Evitar Delfim no tribunal? Não sei de onde saem determinadas perguntas. Se você perguntasse se eu evitei encontrar minha mulher, ou outra pessoa... O que tem eu encontrar o Delfim no tribunal? Não tem nada. Tudo o que eu disse em relação ao Delfim, ratifiquei aqui na tribuna. Toda vez que eu souber alguma coisa a mais, vou dizer mais”, prometeu.

Eurico Miranda discursa e é observado por auditores e relatores do STJD - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Eurico Miranda discursa e é observado por auditores e relatores do STJD
Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco