Topo

Neymar recebe 54% a mais de bolas no Barça sem Messi nesta temporada

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

30/10/2015 06h00

O Barcelona sem Messi tem em Neymar o principal articulador. O brasileiro passou a exercer as mesmas funções do camisa 10 no time, e assim, aumentou consideravelmente a participação nos jogos. O número de passes recebidos deu salto de 54%, passando de 50 na média dos seis jogos ao lado do argentino para 77 nas cinco partidas completas sem ele no time.

Em campo, Neymar agora joga centralizado da mesma maneira que Messi, e tem maior liberdade podendo se mover para os dois lados. A participação na temporada atingiu o auge no último jogo dos titulares do Barça no domingo passado, na vitória por 3 a 1 contra o Eibar. O brasileiro recebeu 80 passes.
 
Com Messi ao lado na temporada, o auge de Neymar foi os 63 passes recebidos no primeiro jogo em que participou, na vitória por 1 a 0 contra o Athletic de Bilbao, no fim de agosto. Só que na derrota por 4 a 1 para o Celta, o último jogo em que a dupla atuou os 90 minutos, o brasileiro foi acionado apenas 22 vezes.
 
“O Neymar agora vai dando evidências do que é capaz. Joga com a liberdade que tem na seleção brasileira. Ainda que o desejo dele de lutar pela bola de ouro seja grande, ele está sabendo esperar. Não há dúvida que o Barcelona só tem um herdeiro para Messi: e ele é o Neymar˜, destacou Xavi Torres, do jornal catalão Sport.
 
Durante a semana, os veículos na Catalunha deram muito espaço para a evolução de Neymar sem Messi no time. O número de assistências é outra prova de como o participação do brasileiro no time mudou. O camisa 11 agora é o líder da equipe no quesito, com cinco passes para gol - Suárez é o segundo, com três, e Messi tem duas - Detalhe: todos eles dados nos últimos três jogos, quando o argentino não estava em campo.
 
A evolução de Neymar no quesito é incrível. Durante toda a temporada passada, Neymar deu apenas sete assistências, em um total de 51 jogos. Já Messi foi o líder do time, com 27, em 57 partidas.  
 
Em matéria de gols, o número de Neymar na temporada também cresceu sem Messi. Foram três marcados ao lado do argentino e cinco feitos sem ele em campo. O brasileiro é o vice-artilhero do time, já que Suárez lidera com nove gols.
 
“É um Neymar fazendo igualzinho o papel do Messi, e sem deixar de finalizar a gol como ele. Joga como 10, principal articulador, e também tem potencial de drible. O único aspecto que ainda difere o Messi dos outros é o poder de decisão˜, analisou Bruno Alemanha, da rádio catalã Cadena Ser.