Topo

Promessa do Manchester comenta polêmica com tabloide e mira seleção

Juliana Alencar

Do UOL, em São Paulo

02/11/2015 06h00

É o agente de Andreas Pereira quem atende ao telefone na hora marcada para a entrevista. Pergunta se a repórter se importaria de esperar mais uns minutos antes de falar com o meia-atacante do Manchester United. "É que está terminando uma partida de videogame", justifica, antes de mandar uma foto do rapaz entretido com o simulador de futebol.

Aos 19 anos, Andreas tem hábitos comuns a um garoto da sua idade. Não por acaso, se empolga ao ser perguntado sobre o desempenho no jogo eletrônico. "Pô, os caras não me viram jogar!", reclama, em tom de brincadeira, da "nota" dada aos seus atributos esportivos no Fifa 2016: 66, o mais baixo entre os atletas do clube inglês.  

Se no game ele ainda não tem tanto prestígio, fora do mundo virtual o atleta pode se gabar de ter, ao menos, a confiança do técnico holandês Louis val Gaal. Em sua primeira temporada no time principal, Andreas já faz um balanço positivo, ainda que não venha sendo aproveitado de maneira tão efetiva. Na principal competição europeia, a Champions League, ainda não fez sua estreia. Ele está no Manchester desde 2012.  

"O segredo é trabalhar duro para conquistar o meu espaço. Agora é ter paciência", reflete ele, tentando disfarçar a ansiedade. "Sou jovem, acho que as coisas vão acontecer naturalmente. Não dá para ter pressa".

A um ano das Olimpíadas no Rio, em que tem boas chances de defender a seleção brasileira, Andreas Pereira acredita que só uma sequência de convocações poderá fazer com que ele crie algum vínculo com a torcida do país. "Depois do Sub-20 eu fiquei um pouco mais conhecido. Mas, para mim, o importante mesmo é jogar", conta ele, que é nascido na Bélgica, atual número 1 no ranking da Fifa, mas  escolheu defender o Brasil. "Nunca tive dúvidas. Não tenho a identificação (com o torcedor brasileiro), nunca joguei em nenhum clube, mas é meu país. Quero um dia disputar uma Copa pela seleção". 

Em entrevista ao UOL Esporte, Andreas falou ainda sobre a pressão de jogar num clube como o Manchester, o conselho que ouviu de Cristiano Ronaldo, um dos maiores ídolos da história do clube inglês, o namoro a distância com uma brasileira e até sobre a primeira vez que teve o seu nome envolvido num escândalo sexual. 

No começo do ano, o tabloide "Daily Mirror" publicou que o jogador  ofereceu 10 mil libras para participar de um ménage a trois com uma inglesa e outro atleta da base. Ele nega. "Eu realmente fiquei surpreso, porque não é a verdade. Foi a primeira vez que aconteceu comigo. Mas faz parte das coisas aqui, tem que aprender a lidar", afirma.

Adaptação ao futebol inglês
"O Manchester é um clube enorme e fazer parte dele é uma honra. A Premier League é muito competitiva, os ingleses são muito apaixonados por futebol. É um desafio estar aqui, hoje eu estou mais adaptado ao estilo. Mas minha formação é no futebol holandês (ele foi da base do PSV)".

Boa relação com Van Gaal 
"Entre nós, falamos em holandês, até mesmo para facilitar o entendimento. Acho que isso ajuda. Mas sou um jogador batalhador e ele talvez ele goste desse perfil. Eu me dou bem com as pessoas, em geral. Sou amigo Juan Mata, do Herrera. O Falcao (Garcia) eu também era muito próximo". 

Conselho de Cristiano Ronaldo
"Sou fã do Cristiano Ronaldo e uma vez tive oportunidade de conversar com ele. Me disse que para crescer no Manchester tem que treinar muito, duro, tem que ser incansável. Foi o conselho que me deu. Treino todos os dias, às vezes até nas folgas".  

A vida em Manchester
"Manchester é uma cidade difícil de se adaptar. Chove muito, faz frio. Na Holanda também fazia, mas é diferente. A comida também é complicada, não curto não. Mas minha mãe agora está morando aqui, ajuda muito nessa parte".

Escândalo sexual revelado em tabloide
"Eu realmente fiquei surpreso, porque não é a verdade. Foi a primeira vez que aconteceu comigo. Mas faz parte das coisas aqui, tem que aprender a lidar. Mas não deixei de fazer nada, porque não faço nada de errado. Eles vão inventar, se quiserem inventar".  

Namoro a distância
"Estou namorando há três meses. Conheci a Amanda numa festa no Brasil. Não sei se ela sabia que eu era jogador. A distância é ruim, sou ciumento, claro. Ela está vindo para cá para passar um tempo comigo".

Vaidade e ostentação
"Sou normal. A gente que está sempre saindo em foto tem que estar bem vestido, essas coisas. Não dá para aparecer de qualquer jeito. Gosto muito de sapato, uma vez comprei um Louboutin, foi o mais caro até hoje. Mas é aquilo, sou jogador, não sou modelo. Não exagero".