Topo

Vice do São Paulo diz que "fará de tudo" para manter Pato

Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 21h02

Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol do São Paulo, afirmou que o clube “fará de tudo” para continuar com o atacante Alexandre Pato em 2016, em entrevista à Rádio Bandeirantes, no começo da noite desta terça-feira (03).

“A nossa posição é: queremos continuar com Pato. Vamos fazer de tudo para ficarmos com ele, embora o Leco (presidente recém-eleito) tenha dito que é muito difícil encontrarmos engenharia que o permita seguir conosco”, revelou. “É um desafio que eu e Gustavo [Vieira de Oliveira, gerente de futebol] temos. Pato é querido pela torcida, elenco e tem sido muito proveitoso, cabe a mim e ao Gustavo inventarmos alguma coisa para convencer o Leco de que ele pode continuar. Estou fazendo o possível e o Gustavo também”.

Após vitória do tricolor sobre o Sport por 3 a 0 no último sábado (31 de outubro), o próprio jogador admitiu ser “muito provável” que deixe a equipe do Morumbi. Na oportunidade, citou os valores especulados em futura transferência para justificar sua posição. “R$ 25 milhões é um número astronômico”, concordou Ataíde.

“Estamos tentando e vamos ver o que acontece nos próximos dias. O São Paulo está com dificuldade, como todos os clubes brasileiros, mas elas existem e precisam ser superadas. Quando falo que vamos tentar encontrar algo, não quer dizer que vamos dispor de quantidades astronômicas de dinheiro (para fechar o negócio), mas vamos pensar em alguma engenharia para mantê-lo conosco”, completou Ataíde.

Mudanças no elenco

Ataíde também comentou sobre a situação de alguns dos principais jogadores do elenco. Enquanto alguns jogadores têm seus vínculos chegando ao fim, casos de Rogério Ceni e Luis Fabiano, outros atletas podem chegar ao clube, como Lugano e Maicon, que foi emprestado ao Grêmio até o final desta temporada. O primeiro caso avaliado pelo dirigente foi a possível chegada do defensor uruguaio.

“Vai depender de muitas coisas, lá atrás eu já dizia que ele não é jogador para o São Paulo neste momento, pois temos jogadores jovens no setor indo bem. Mas tem a pressão da torcida querendo o jogador, o regime atual do São Paulo é presidencialista, eu vou compartilhar tudo que acontece no futebol com o Leco. É outra situação que vivemos agora, existe uma administração compartilhada e o presidente tem a última palavra. Ele já se manifestou via imprensa que irá estudar a possibilidade, e eu estudarei junto com ele”, declarou Ataíde, que ainda completou que o aspecto liderança não irá pesar na hora de uma decisão

“Alguns fatos novos poderão fazer com que a gente mude de ideia. Não sentamos para avaliar corretamente, se será necessária a vinda dele ou não, se no elenco existem pessoas para isso ou temos que trazer outro atleta. O Leco disse que vamos conversar, e ainda não conversamos sobre assunto”, avaliou Ataíde.

Ataíde comentou também sobre a situação de Luis Fabiano e disse entender a insatisfação do atacante por as negociações de uma possível renovação ainda não terem começado a acontecer, especialmente pela história que ele tem com o clube.

“O Luis Fabiano ainda vai depender de uma conversa com ele. Não sei se renovamos ou não, ainda preciso falar com ele. Vamos tomar uma decisão depois que passarem essas cinco partidas. Entendo o Luis Fabiano, ele está em fim de contrato, já deu muito para o São Paulo, tem idade avançada e ainda não conversamos com ele, então ele está frustrado. Já pedi calma para ele, para esperar o que acontece no fim do ano e então iremos decidir”, projetou Ataíde, que ainda comparou o veterano atacante ao zagueiro uruguaio.

“O Luis Fabiano faz parte do elenco do São Paulo. Como faz parte, a gente examina de uma maneira. O Lugano está no Paraguai, a gente tem que analisar de outra maneira. O problema é que o Luis Fabiano é um grande jogador para o São Paulo, e o Lugano foi um grande jogador. Precisamos analisar se, na volta dele, ele irá continuar no mesmo patamar, sem ser uma frustração para ele mesmo. Eu sou fã do Lugano, e expliquei no passado que estávamos com jogadores novos crescendo na posição, como Rodrigo Caio, Dória (que já deixou o clube) e Lucão. Agora, o presidente já disse que vamos dar uma nova analisada, que acontecerá no mês de dezembro", projetou Ataíde.

Quanto à chegada de um possível substituto para Rogério Ceni, que irá pendurar as luvas no final deste ano, Ataíde foi categórico ao afirmar que Dênis e Renan Ribeiro terão oportunidades para assumir o posto do ídolo tricolor.

“Não só estou bancando, como já avisei os dois que, embora saíssem notícias errôneas na imprensa, não existe absolutamente nada (de negociação envolvendo goleiros). Os goleiros serão eles, é provável que eu traga um cara jovem para ser o terceiro reserva, pois o Léo pode ser negociado. Se o Léo ficar no São Paulo, será o terceiro goleiro, senão traremos um jogador jovem para ser treinado para o futuro. Não vou trazer jogador para ser titular em cima do Dênis e do Renan, eles vão brigar pela posição e estamos muito bem servidos com os dois. Não preciso trazer um goleiro do nível deles, preciso trazer um para ir crescendo aos poucos. O Léo quer uma oportunidade em outro clube, ele está há muito tempo na reserva dos outros, e jogador quer e precisa jogar”, salientou Ataíde. 

Por fim, Ataíde terminou a análise do atual elenco do São Paulo ao projetar um possível retorno do volante Maicon, que está emprestado ao Grêmio até o final desta temporada. De acordo com o dirigente, há muito interesse por parte do São Paulo em contar com o atleta, mas o próprio Maicon não estaria disposto a voltar ao clube.

“Infelizmente, está muito difícil trazer de volta. Eu tenho interesse muito grande, há 30 dias conversei com ele e ele nos garantiu que não quer voltar ao São Paulo porque saiu com atrito muito grande com a torcida e ele é muito querido no Grêmio, onde é capitão. Mas eu não vejo condições de fazer uma simples troca com qualquer jogador que seja, tem que ser um jogador de primeiro nível e que compense a saída do Maicon. Vai depender do nosso técnico. Ainda não pensamos nisso, contrato dele termina em dezembro, está na hora de nos mexermos, não sei se será uma troca com Grêmio, outro clube ou se volta pro São Paulo. Em nenhum momento se pensou na troca do Maicon pelo Geromel.”