Topo

Após furto, time compra chuteiras às pressas e protesta contra a Uefa

Jogadores do Sporting Braga de Portugal tiveram chuteiras roubadas no vestiário na véspera do jogo contra o Olympique de Marselha - AP Photo/Claude Paris
Jogadores do Sporting Braga de Portugal tiveram chuteiras roubadas no vestiário na véspera do jogo contra o Olympique de Marselha Imagem: AP Photo/Claude Paris

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 19h18

Um misterioso roubo de chuteiras, num estádio sob reforma, na calada da noite. E o Sporting Braga de Portugal quase não entrou em campo na derrota por 1 a 0 contra o Olympique de Marselha, nesta quinta-feira (5), pela Liga Europa.

Sem uma das principais ferramentas para jogar futebol, os jogadores do time português tiveram que inovar para exercer sua profissão. Como a maior parte dos atletas é patrocinada por marcas esportivas, eles não podiam calçar chuteiras quaisquer, precisando especificamente de três marcas diferentes de chuteiras. Muitas delas, aliás, eram adaptadas aos pés dos jogadores.

Assim, segundo informou uma fonte do Braga ao jornal O Jogo, a saída para o elenco do clube foi ir às compras às pressas. Para os jogadores que não conseguiram adquirir os calçados em Marselha, restou aguardar o envio das chuteiras de diferentes países da Europa por aviões privados.

Após o roubo, a Uefa negou pedido do Braga de alteração no horário da partida, que foi mantida às 16h de Brasília e terminou com vitória magra dos donos da casa. Por este motivo, o clube português informou através de fonte oficial que iria ao jogo "sob protesto".

"Confirmamos o sucedido. Os dois clubes estão trabalhando em conjunto para encontrar uma solução, como substituir as chuteiras. O jogo vai ocorrer como marcado, às 19h [locais, 16h em Brasília]", afirmou a Uefa através de porta-voz.

O roubo das chuteiras ocorreu depois de o Braga realizar o treino de reconhecimento do gramado, na noite de quarta-feira. Após a equipe deixar o estádio do Olympique, os equipamentos para o jogo ficaram no vestiário. Durante a noite, as chuteiras desapareceram. Não havia, porém, sinais de arrombamento.

O Estádio Velodrome está em obras para receber a Eurocopa 2016 e as câmaras de vigilância não estão funcionando. Mas a polícia local iniciou uma investigação para apurar o roubo e inclusive já recolheu impressões digitais do vestiário que recebeu o Braga.

Caso de polícia à parte, mesmo após o revés desta quinta, o Braga lidera com 9 pontos o grupo F da Liga Europa. Tem três vitórias e uma derrota. O time português deve se classificar sem problema à fase de mata-mata do torneio continental, motivo para o bom humor do atacante Rui Fonte, que brincou com o episódio em seu Instagram.