Topo

Benzema é indiciado por chantagem a companheiro de seleção

Benzema (de branco) deixa tribunal. Se condenado, pode ser preso por cinco anos - Mathieu Alexandre/AFP Photo
Benzema (de branco) deixa tribunal. Se condenado, pode ser preso por cinco anos Imagem: Mathieu Alexandre/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 10h28

Karim Benzema foi indiciado nesta quinta-feira (05) pela promotoria de Versailles, região metropolitana de Paris, por envolvimento na tentativa de extorsão contra o meia Mathieu Valbuena, jogador do Lyon e seu colega de seleção francesa. Caso condenado, o atacante do Real Madrid pode pegar pelo menos cinco anos de detenção.

Após passar a noite na prisão, Benzema foi levado a um juiz. Após mais de 1h de depoimento, o atacante foi liberado e responderá o processo em liberdade. O jogador tem, inclusive, permissão para retornar à Espanha e deve reforçar o Real Madrid na partida contra o Sevilla no próximo domingo, caso esteja totalmente recuperado de lesão.

Benzema foi indiciado por “associação ilícita” e “cumplicidade em tentativa de chantagem”. Segundo a promotoria de Versailles, ele não poderá entrar em contato com outros indiciados e nem com o próprio Valbuena durante o decorrer do processo.

“Depois de se apresentar perante o juiz de instrução, Karim Benzema foi indiciado por cumplicidade em tentativa de chantagem e participação com associação criminosa para preparação de crime punível com pelo menos cinco anos de prisão”, diz o comunicado divulgado pela promotoria do caso.

Mathieu Valbuena alega ser alvo de chantagem de um grupo que cobraria 150 mil euros (cerca de R$ 620 mil) para não divulgar imagens de um vídeo íntimo do atleta com a namorada. Karim Benzema, por sua vez, seria o intermediário entre o grupo e o companheiro de seleção francesa.

De acordo com a emissora francesa BFM TV, o próprio Valbuena teria revelado às autoridades ter sido abordado por Benzema sobre o vídeo íntimo durante convocação de ambos para a seleção francesa, no dia 5 de outubro. A conversa teria tido um "tom de ameaça".

Benzema teria tomado conhecimento do vídeo íntimo de Valbuena através de um amigo de infância, que seria a ligação entre o atacante do Real Madrid e três homens detidos em outubro por terem roubado a filmagem. A rede de TV francesa M6 chegou a divulgar um suposto trecho dos diálogos de Benzema com o trio, no qual dizia que Valbuena "não tem escolha" “Farei com que ele pense bem e pague”, teria dito.

Na manhã desta quinta-feira (05), jornais e TVs francesas, além da agência de notícias AFP, divulgaram que Benzema teria admitido fazer parte do esquema de extorsão durante o depoimento ao magistrado. A informação, porém, foi negada pelo advogado do atacante.

“Ele estava sereno, sabe que não tem nada do que se desculpar. No entanto, é um pouco revoltante essa repercussão. Lemos um monte de boatos de tal confissão, mas isso é errado. Não sinto que esse caso vá demorar muito, prefiro pensar que é uma questão que pode se resolver rapidamente”, falou.