Topo

Revista escolhe melhores 'camisas 10'. E coloca Pelé abaixo de Maradona

Maradona foi apontado como melhor "10" da história, enquanto Pelé foi apenas o terceiro - AP Photo/CANAL 13
Maradona foi apontado como melhor '10' da história, enquanto Pelé foi apenas o terceiro Imagem: AP Photo/CANAL 13

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 21h08

A renomada revista inglesa “FourFourTwo” selecionou os melhores jogadores da história conhecidos como “camisas 10” e os organizou em um ranking. Para a publicação, Maradona foi o principal atleta da categoria, à frente de Pelé, que foi apenas o terceiro colocado, atrás também do húngaro Ferenc Puskas.

A posição de Messi – apenas o oitavo –, considerado um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, pode causar estranheza, mas o critério do ranking é bem específico. Mais do que a importância histórica e talento individual, vale a excelência na função de camisa 10.

“Messi pode até ser o melhor jogador de todos os tempos, mas ele nunca foi de fato um 10”, diz a explicação da revista ao posicioná-lo em oitavo lugar. Atrás de Zico, por exemplo, que foi o sétimo e teve enaltecidas suas habilidades de marcar gols e dar assistências.

A justificativa da “FourFourTwo” para a terceira posição de Pelé é, até certo ponto, parecida com a de Messi: “o Rei não era de fato um camisa 10 – mas, como as estatísticas sugerem, um centroavante que por acaso sabia passar, driblar e flutuar assim como os melhores armadores”.

O líder do ranking, Maradona, foi exaltado e chamado de artista, mesmo não sendo “o que mais marcou gols nem o que mais ganhou troféus”. Além disso, inspirou sucessores como Ortega, Saviola e Riquelme. Mas, para a revista, nenhum deles chegou perto de se equiparar a Maradona até o surgimento de Messi, que “redefiniu o papel” do camisa 10.

Roberto Baggio, Michel Platini, Gheorghe Hagi, Michael Laudrup e Enzo Francescoli foram os demais jogadores lembrados pela publicação inglesa.

Veja a lista completa da "FourFourTwo":

  1. Diego Maradona
  2. Ferenc Puskas
  3. Pelé
  4. Roberto Baggio
  5. Michel Platini
  6. Gheorghe Hagi
  7. Zico
  8. Lionel Messi
  9. Michael Laudrup
  10. Enzo Francescoli