Topo

Famílias são retiradas após queda de arquibancada do estádio do Água Santa

Bruno Thadeu

Do UOL, em Diadema (SP)

07/11/2015 17h00

Cerca de dez famílias foram retiradas de suas residências neste sábado após parte da arquibancada do estádio José Batista Pereira Fernandes, em Diadema, desabar na manhã deste sábado. O estádio estava em obras visando à participação do Água Santa na elite do Campeonato Paulista. As famílias moram atrás do setor que caiu.

Em entrevista coletiva, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), informou que os moradores retirados foram levados para um hotel da cidade, com custo dividido entre prefeitura e clube. Preliminarmente, não foram constatados estragos nas residências.

A causa do desabamento da arquibancada é desconhecido. "Primeiramente necessitamos de laudos e análises com os envolvidos na obra para saber o que originou essa queda de um setor do estádio", disse Michels.

A prefeitura é proprietária do estádio e cede a área para o Água Santa, que corria contra o tempo para provar que o local tinha condições de abrigar partidas pela Série A1.  

O estádio será periciado na segunda-feira, sendo interditado por 10 dias. O setor de arquibancada que caiu tinha capacidade para cerca de 3 mil torcedores.

"Vai ter um laudo da Defesa Civil para poder explicar o que aconteceu. A gente ainda não sabe, Mas vamos retirar os destroços e vamos suprir esse setor. Tenho certeza que até dezembro o estádio será entregue para a Federação Paulista", explicou o presidente do Água Santa, Paulo Sirqueira Farias.

A construção foi alvo de polêmica durante a semana. O estádio deveria estar pronto para a reunião técnica do Campeonato Paulista para que o Água Santa fosse confirmado na primeira divisão do torneio. O clube teve até quinta-feira às 23h59 para apresentar um laudo comprovando que o estádio com capacidade para 10 mil pessoas ficaria pronto. A equipe conseguiu apresentar o relatório.

"Só posso dizer que pressão em nenhum lugar funciona", disse o presidente do Água Santa.

Segundo a Prefeitura de Diadema, o desabamento da obra não deverá atrapalhar a participação do Água Santa no Paulistão de 2016. A tendência é que os entulhos sejam recolhidos em dois dias, e o local ganhe arquibancadas tubulares. O prefeito da cidade, Lauro Michels (PV), disse que a reforma contava com alvará.

"Infelizmente, teve essa catástrofe - como já houve nos estádios do Corinthians e do Palmeiras. Graças a Deus, não houve vítimas", declarou Michels.

A participação da equipe de Diadema no Campeonato Paulista ainda depende do aval da Federação Paulista de Futebol. Caso fique de fora, o time será substituído pelo Mirassol (quinto colocado da Série A2 do Paulistão de 2015).

Em nota oficial, a Federação Paulista de Futebol se pronunciou sobre o incidente.

"A Federação Paulista de Futebol lamenta profundamente a queda de parte da estrutura do estádio do E.C. Água Santa, em Diadema, na manhã deste sábado (7). A FPF aguarda o posicionamento do clube e das autoridades sobre o estado de saúde das pessoas que trabalhavam no local", informou.
Veja a nota oficial do Água Santa:

O Esporte Clube Água Santa vem a público através de sua diretoria lamentar em face ao acidente ocorrido na data de hoje pela manhã. Comunicamos ainda que felizmente não houve vítimas fatais, os quais se encontram hospitalizados estão com os sinais vitais preservados e estabilizados. O Esporte Clube Água Santa estará prestando assistência integral aos colaboradores envolvidos no infortúnio, bem como seus familiares. Através desta convocamos a toda torcida para nos apoiar neste momento infortúnio e que compareçam ao parque do Paço, onde haverá coletiva de imprensa. Contamos também com o apoio de toda população de Diadema, para que possamos superar este momento de dificuldade