Topo

Alvo de polêmica no Paulistão, arquibancada de estádio do Água Santa desaba

Bruno Thadeu, Emanuel Colombari e Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

07/11/2015 11h59

O estádio do Água Santa sofreu uma queda de parte de suas estruturas na manhã deste sábado. A causa do desabamento será investigada pela polícia. A Prefeitura de Diadema é a proprietária do terreno. O local será periciado na segunda-feira. O estádio foi interditado por 10 dias. 

Parte de um lance de arquibancadas do estádio que estava em obra desabou por volta das 10h, levando abaixo parte dos 6 mil lugares do local. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros atenderam no local. O departamento de comunicação informou que não há vítimas fatais, sendo que três feridos (dois com fraturas e um com escoriações, nenhum com gravidade) foram encaminhados para hospitais da região.

“Infelizmente, parte da tribuna desabou hoje pela manhã. Comportaria 1200 lugares e veio a desabar. Vai ter um laudo da Defesa Civil para poder explicar o que aconteceu. A gente ainda não sabe”, explicou o presidente do Água Santa, Paulo Sirqueira Farias, ao UOL Esporte. “Graças a Deus, não temos nenhuma vítima fatal. Todas as vítimas foram levadas ao hospital”, completou o dirigente.

A construção foi alvo de polêmica durante a semana. O estádio deveria estar pronto para a reunião técnica do Campeonato Paulista para que o Água Santa fosse confirmado na primeira divisão do torneio. O clube teve até quinta-feira às 23h59 para apresentar um laudo comprovando que o estádio com capacidade para 10 mil pessoas ficaria pronto. A equipe conseguiu apresentar o relatório.

Segundo a Prefeitura de Diadema, o desabamento da obra não deverá atrapalhar a participação do Água Santa no Paulistão de 2016. A tendência é que os entulhos sejam recolhidos em dois dias, e o local ganhe arquibancadas tubulares. O prefeito da cidade, Lauro Michels (PV), disse que a reforma contava com alvará.

“Infelizmente, teve essa catástrofe - como já houve nos estádios do Corinthians e do Palmeiras. Graças a Deus, não houve vítimas. Vamos - Prefeitura e clube – investigar as causas. Por enquanto, não é possível dar qualquer informação”, declarou Michels.

A participação da equipe de Diadema no Campeonato Paulista ainda depende do aval da Federação Paulista de Futebol. Caso fique de fora, o time será substituído pelo Mirassol (quinto colocado da Série A2 do Paulistão de 2015).

Em nota oficial, a Federação Paulista de Futebol se pronunciou sobre o incidente. "A Federação Paulista de Futebol lamenta profundamente a queda de parte da estrutura do estádio do E.C. Água Santa, em Diadema, na manhã deste sábado (7). A FPF aguarda o posicionamento do clube e das autoridades sobre o estado de saúde das pessoas que trabalhavam no local", informou.

Clube e Prefeitura prometem um pronunciamento para as 15h deste sábado.

Veja a nota oficial do Água Santa:

O Esporte Clube Água Santa vem a público através de sua diretoria lamentar em face ao acidente ocorrido na data de hoje pela manhã. Comunicamos ainda que felizmente não houve vítimas fatais, os quais se encontram hospitalizados estão com os sinais vitais preservados e estabilizados. O Esporte Clube Água Santa estará prestando assistência integral aos colaboradores envolvidos no infortúnio, bem como seus familiares. Através desta convocamos a toda torcida para nos apoiar neste momento infortúnio e que compareçam ao parque do Paço, onde haverá coletiva de imprensa. Contamos também com o apoio de toda população de Diadema, para que possamos superar este momento de dificuldade