Topo

Dirigente envolvido em caso Fifa renuncia ao cargo na Federação da Colômbia

Luis Bedoya é acusado de superfaturamento em contratos televisivos - Walter Bieri/Keystone via AP
Luis Bedoya é acusado de superfaturamento em contratos televisivos Imagem: Walter Bieri/Keystone via AP

Do UOL, em São Paulo

09/11/2015 10h55

O presidente da Federação Colombiana de Futebol, Luis Bedoya, renunciou ao cargo nesta segunda-feira. O cartola irá oficializar sua saída e ainda não explicou os motivos que o levaram a deixar o comando. Bedoya é investigado de superfaturamento em contratos televisivos e envolvimento com empresários argentinos presos em operação do FBI na Fifa.

Bedoya está na presidência da Federação desde 2006 e também pertence ao comitê executivo da Fifa. Pesa contra o dirigente acusações de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.

A Justiça colombiana havia pedido o afastamento de Bedoya do cargo em virtude das supostas ações ilícitas cometidas em sua gestão. O afastamento evitaria que Bedoya “contaminasse” documentos importantes para investigação judicial.

Bedoya terá de explicar às autoridades sua ligação comercial com Hugo e Mariano Jinkis, empresários de futebol presos em junho. Hugo e Mariano são apontados pelo Departamento de Justiça dos EUA de liderarem esquemas de corrupção envolvendo contratos televisivos de grandes competições internacionais. Os empresários argentinos faziam o elo entre confederações e emissoras de TV.