Topo

Presidente da Federação Alemã renuncia após escândalo da Copa-06

Wolfgang Niersbach é investigado por escândalo envolvendo Copa do Mundo de 2006 - REUTERS/Arnd Wiegmann
Wolfgang Niersbach é investigado por escândalo envolvendo Copa do Mundo de 2006 Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann

Do UOL, em São Paulo

09/11/2015 14h34

O presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (09). 

O dirigente, que estava no cargo desde 2 de março de 2012, estava envolvido nos escândalos envolvendo a compra de votos na Fifa para sediar uma Copa do Mundo. Niersbach, junto com o ex-jogador Franz Beckenbauer, é investigado por ter feito uma negociação nebulosa com o presidente da Adidas, Robert Louis-Dreyfus, para garantir a Alemanha como país-sede. 

Theo Zwanziger, ex-presidente da Federação Alemã, revelou que houve "fundo de corrupção" durante o período de candidatura do país para sediar a Copa. O ex-dirigente também acusou o seu sucessor no cargo, Wolfgang Niersbach, de ter conhecimento da ocorrência desde 2005. 

"Para mim, Niersbach mente. Ele sabia de tudo isso desde 2005, mas alega que só descobriu há algumas semanas", afirmou Zwanziger, em entrevista publicada pela revista Der Spiegel.  

Confira o comunicado oficial divulgado pela Federação Alemã

Eu estava lá desde o primeiro dia da licitação para a Copa do Mundo de 2006, no caminho para a documentação final do conto de fadas de um verão e eu trabalhei durante todos esses anos e durante todo tempo não apenas com grande paixão, mas sempre limpo, com confiança e corretamente. Acrescente a isso meus esforços no campo do marketing, com a mídia e na organização de eventos. Eu posso dizer, com a consciência tranquila, que eu não tenho absolutamente nada para ser repreendido.

Mais depressivo e doloroso para mim é enfrentar situações de nove anos atrás, de operações que eu não estava envolvido, e deixar muitas questões em aberto para mim. Eu me atenho a isso e irei deixar claro mais uma vez, sem equívocos, que eu tinha eu tinha em meu background fluxos de caixa que eu não tinha conhecimento. O mais difícil é que minha decisão foi tomada para evitar consequências políticas.

Estes 27 anos na Federação Alemã de Futebol foram muito mais do que uma profissão. O trabalho em diferentes funções foi um laboratório do amor para mim. Eu amo futebol e essa associação, na qual eu experimentei momentos maravilhosos e trabalhei com ótimas pessoas. Para proteger a Federação Alemã de Futebol e o Escritório, eu deixo meu cargo de presidente da Federação com muito pesar no coração. Todavia, eu irei continuar contribuindo com tudo que for necessário para uma compreensiva elucidação dos processos.”