Topo

Neymar é comparado a Ronaldinho em Barcelona. Mas ainda leva a pior

Prêmios, protagonismo e palmas do Real. Ronaldinho está à frente de Neymar

UOL Esporte

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

10/11/2015 14h00

Dribles, golaços e toques de classe. Aos poucos, Neymar vai relembrando Ronaldinho Gaúcho no Barcelona. A comparação entre os dois jogadores ganhou força na Catalunha, e fez ressurgir lembranças de um período em que o meia brasileiro era unanimidade no clube. Superá-lo é tarefa difícil.

Os programas esportivos de televisão compararam gols dos jogadores. Jornais criaram enquetes ao público e teve até programa de rádio debatendo o duelo Ronaldinho x Neymar por uma hora. Só que o resultado final é de que o camisa 11 ainda está longe do patamar de Ronaldinho, mas demonstra potencial para o superar.
 
“O torcedor do Barcelona é nostálgico. Uma partida boa, um golaço, um drible, e vão lembrar de Ronaldinho. É natural. Só que o Ronaldinho representa mais do que isso: ainda é um marco no clube. O comandante de uma equipe que vinha de uma seca de títulos e virou vencedora e temida na Europa”, opinou o jornalista, Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser.
 
Ronaldinho fez cinco temporadas pelo Barcelona de 2003 a 2008. Foram 198 partidas oficiais e 92 gols. Neymar está no momento na terceira temporada pelo Barça, e já soma 67 gols, em 106 jogos.
 
Em títulos, Neymar já conquistou os mesmos que Ronaldinho - o Espanhol, a Liga dos Campeões, a Supercopa da Espanha  -. A grande diferença está no fato de que pelo Barcelona, Ronaldinho foi eleito por dois anos seguidos, 2004 e 2005, o melhor jogador do Mundo. 

“Neymar é o pilar do Barcelona com a dolorosa ausência de Messi. E como Ronaldinho, transmite também um jogo sedutor, fascinante e versátil. Sabe o que fazer com êxito seja pela via individual ou grupal, e com a empatia que tem no clube faz lembrar muito outra virtude do Ronaldinho”, diz o jornalista Sergi Solé, em texto do diário catalão Sport intitulado “Neymar: o herdeiro de Ronaldinho".

O jornal trouxe na segunda-feira uma enquete de quem é melhor entre Ronaldinho ou Neymar. O resultado nesta terça-feira apontou para 77% para Ronaldinho. Número que reflete bem a idolatria que o jogador ainda mantém no Barcelona.

A mesma pergunta ainda pautou o programa da rádio Catalunha na noite de segunda-feira. Por uma hora o debate promovido entre os jornalistas também terminou com a unânime opinião de que Neymar ainda está atrás de Ronaldinho.

“A comparação é inevitável. E falar que ele será melhor causa debate. Só que comparar feitos atuais ainda não há relação. O Ronaldinho foi o rei solitário de uma geração e abriu passagem para o Messi. O Ronaldinho foi grande para o Barcelona, esse é um ponto que o Neymar ainda não atingiu˜, opinou o radialista Jordi Roger no programa.
 
Já na televisão, o golaço de Neymar na vitória por 3 a 0 contra o Villarreal, foi constantemente repetido na segunda-feira. A cena quase sempre era seguida com o semelhante gol de Ronaldinho pelo Barça contra o Osasuna. Com tanta comparação, o treinador do time, Luis Enrique, que atuou com Ronaldinho em 2003 no clube, foi perguntado sobre o tema.
 
“Tive a sorte de jogar com Ronaldinho e me lembro que antes do jogo ficávamos vendo o que ele fazia com a bola no aquecimento. Com o Neymar acontece um pouco do mesmo. São jogadores especiais. Eu destaco o gol que ele marcou, mas também a maneira como ele joga e se sacrifica para ajudar a defesa”, comentou o técnico. 

A história de Ronaldinho no Barcelona faz o clube reservar fotos do jogador com a taça da Liga dos Campeões de 2005/2006 no museu e ainda vender a camisa 10 que usava na loja oficial. Recentemente, a Barça TV lançou o documentário “2003: o ano que o Barcelona voltou a sorrir˜, em que conta a passagem de Ronaldinho pelo clube.

“Ronaldinho era um jogador solteiro, da noite, e amado pela cidade. Até nisso o Neymar é igual. Pode parecer loucura falar que o Neymar é melhor, mas pelo que vejo da trajetória, um dia isso será unânime, destacou o jornalista catalão Roger Flores, do diário Mundo Deportivo.

Números de Ronaldinho no Barcelona

Jogos:
198
Gols: 92
Títulos: 2 Campenatos Espanhóis (2004-2005), 1 Liga dos Campeões (2005-2006) e 2 Supercopas da Espanha (2006 e 2007)

Números de Neymar no Barcelona

Jogos: 
106
Gols: 67
Títulos: 1 Campeonato Espanhol (2014-2015), 1 Liga dos Campeões (2014-2015), 1 Copa do Rei (2014-2015) e 1 Supercopas da Espanha (2014)