Topo

Cuca é preferido do SP, mas depende de demissão improvável na China

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 17h59

A diretoria do São Paulo definiu Cuca como o técnico preferido para assumir a equipe em 2016. As possibilidades de contratá-lo, porém, são pequenas. O treinador tem contrato de valor altíssimo até o fim de 2016 com o Shandong Luneng, da China, não pensa em pedir demissão e abrir mão de parte dos valores que tem a receber e só deixará o clube caso seja demitido, segundo informou seu estafe ao UOL Esporte.

Quem trabalha com Cuca na China também afirma que o técnico não pedirá demissão. Hoje seu salário ultrapassa R$ 1 milhão e está totalmente fora da realidade do futebol brasileiro. Nessa temporada, o Shandong Luneng foi campeão da Supercopa da China e terceiro colocado no campeonato nacional - conquistou a vaga para a Liga dos Campeões da Ásia, que era o objetivo da diretoria. A taça nacional ficou com o Guangzhou Evergrande, treinado por Luiz Felipe Scolari.

O estafe de Cuca também não crê na demissão do treinador. Tal situação poderia acontecer caso a nova diretoria do clube, que deverá assumir neste fim de ano, queira trocar o comando técnico. Para demiti-lo, porém, o clube precisaria indenizar o técnico em valor milionário.

Membros brasileiros da comissão técnica do Shandong Luneng também duvidam da demissão porque o clube decidiu manter Cuca no comando mesmo depois da suspensão de sete meses do treinador. Em junho deste ano Cuca se envolveu numa briga com um árbitro assistente, em jogo válido pelo Campeonato, e acabou recebendo gancho pesado da federação local. Para quem trabalha com ele na China, o clube não irá demiti-lo neste fim de ano se não o fez em junho, quando anunciada a suspensão.

Os obstáculos do São Paulo para contratar Cuca devem fazer o clube do Morumbi tratar com calma a sucessão de Doriva e utilizar o tempo até o fim do Brasileirão para estudar outros casos enquanto espera definição na do Shandong Luneng. A diretoria tricolor já definiu que o coordenador técnico Milton Cruz será o treinador interino nas últimas quatro rodadas do campeonato nacional.