Topo

Riquelme poderia ter parado em 2007. Era só ter perdido para o Grêmio

Relembre o golaço de Riquelme contra o Grêmio

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 09h29

Juan Román Riquelme se aposentou do futebol em 2014, jogando pelo Argentinos Juniors. No entanto, o ex-camisa 10 do Boca Juniors poderia ter pendurado as chuteiras bem antes, em 2007. Para isso, bastava o Grêmio ter vencido a Copa Libertadores da América.

Foi o que o próprio Riquelme assegurou, de bom humor, em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal esportivo argentino Olé. Segundo ele, a certeza de título nas finais contra o Grêmio era tão grande que valeria a pena ter encerrado a carreira em caso de derrota.

“Na partida contra o Grêmio, se perdêssemos, não jogaria mais. Ficaria em casa. Havíamos vencido por 3 a 0 em casa; se virassem na partida de volta, teríamos que nos dedicar a outra coisa”, afirmou Riquelme.

Nas finais da Libertadores de 2007, o Boca Juniors venceu a partida de ida contra o Grêmio em Buenos Aires por 3 a 0. Na volta, em Porto Alegre, venceu novamente, por 2 a 0. Riquelme marcou um gol na ida e os dois da volta.

“Fizemos um bom jogo fora de casa. Marcamos dois gols, erramos um pênalti. Merecemos ganhar esta Libertadores – era um timaço que atacava o tempo todo, que detinha a bola, que criava muitas chances de gol. Dava gosto jogar neste time”, completou.

Um detalhe da final de 2007, porém, foi lembrado por Riquelme na entrevista: o uniforme. Para evitar confusões cromáticas em Porto Alegre, o Boca Juniors precisou atuar de camisas azuis e calções amarelos. Até o ex-camisa 10 estranhou.

“Aquele calção claramente não tinha nada a ver com a equipe. Arrumaram de última hora”, disse, rindo. “É uma ótima recordação. Tínhamos uma grande equipe. Essa Libertadores, o Boca jogou muito bem, ganhou claramente. Creio que é a única equipe que ganho uma final por 5 a 0 (no agregado)”, completou.