Topo

Santos já tem plano para Ganso fazer as pazes com a torcida em 2016

Ganso ainda não foi perdoado pela torcida santista por ter deixado o clube em 2012 - Ricardo Nogueira/Folhapress
Ganso ainda não foi perdoado pela torcida santista por ter deixado o clube em 2012 Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/11/2015 06h00

A diretoria do Santos já criou um plano para que o meia Paulo Henrique Ganso faça as pazes com a torcida santista, que ainda não perdoou o jogador por ter deixado o clube e se transferido para o São Paulo em 2012.

Antes mesmo de a principal torcida organizada do Santos, a Torcida Jovem, repudiar o retorno de Ganso publicamente, a diretoria santista já havia pensando no plano. A ideia é orientar o jogador a fazer uma espécie de desabafo sobre a crise que viveu com a antiga diretoria – comandada pelos ex-presidentes Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e Odílio Rodrigues.

Caso seja contratado para 2016, Ganso contará “toda a verdade” sobre a sua insatisfação na Vila Belmiro entre agosto de 2010, quando sofreu a lesão ligamentar no joelho direito e setembro de 2012, ano em que acertou sua transferência para o clube do Morumbi.

Nesse período, Ganso entrou em rota de colisão com a diretoria santista. Tudo começou quando o meia sofreu a lesão em 2010. Um dia antes do fatídico jogo contra o Grêmio, a diretoria santista já havia oferecido um projeto de carreira parecido com o acordo realizado com Neymar, que seria assinado um dia após a partida.

No entanto, após a lesão ligamentar no joelho, a diretoria santista não procurou mais o jogador para a renovação contratual. O plano da cúpula de Luis Alvaro era economizar durante os mais de seis meses que o jogador ficou longe dos gramados. E conseguiu.

Ganso jamais recebeu o aumento salarial prometido e foi acusado de mercenário pela torcida santista após cobrar a valorização publicamente.

A atual gestão ainda recorda o dia em que um diretor de Luis Alvaro invadiu o quarto do jogador na concentração, no Hotel Recanto dos Alvinegros, para pedir que ele assinasse a renovação com os valores financeiros não combinados entre as partes.

Outro fato lembrado pela atual gestão do Santos é a sequência de visitas de um membro da antiga diretoria ao Morumbi, na época das negociações com o São Paulo, com o interesse de negociar o jogador em 2012. Tudo isso já foi conversado entre os integrantes da atual diretoria santista, que estão convictos que Ganso é o menos culpado por sua saída do Santos.

Em contato com o UOL Esporte, o Santos informou que o presidente Modesto Roma não nega que aprecia o futebol de Paulo Henrique Ganso e que não concorda da maneira que foi conduzida a saída do atleta do Santos, mas o clube só pensará em reforços após a definição do calendário do clube para 2016.

Boa relação com diretoria pode favorecer volta de Ganso à Vila

As tratativas entre Santos e Ganso avançam diariamente na Vila Belmiro. O UOL Esporte apurou que a cúpula santista se reúne nesta quinta-feira com o representante do jogador, o empresário Giuseppe Dioguardi, o Pepinho.

Modesto confirma o interesse nos bastidores, mas nega publicamente para evitar um mal-estar com a diretoria do São Paulo.

Entre os assuntos que serão discutidos, o Santos atualizará o agente de Ganso sobre o envolvimento de investidores no negócio. Isso porque a diretoria santista também se reuniu, recentemente, com empresários dispostos a investir na contratação.

A contratação do camisa 10 do São Paulo, revelado na Vila Belmiro, é uma espécie de obsessão do presidente Modesto Roma. O jogador também possui ótimo relacionamento com o ex-presidente do clube Marcelo Teixeira, fator positivo nas negociações. Sem contar que os desafetos do jogador e da atual diretoria santista são os mesmos - os ex-presidentes Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e Odílio Rodrigues, que colaboraram e muito para que o jogador deixasse o alvinegro praiano.