Topo

Fla e Flu se uniram nos bastidores, mas frustração marca final de temporada

Bandeira de Mello e Peter Siemsen: sucesso nos bastidores e fracasso nas quatro linhas - Alexandre Vidal/Fla Imagem e Nelson Perez/Fluminense FC
Bandeira de Mello e Peter Siemsen: sucesso nos bastidores e fracasso nas quatro linhas Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem e Nelson Perez/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2015 06h00

O ano de 2015 marcou a união de dois históricos rivais na tentativa de promover modificações no futebol.

Flamengo e Fluminense alinharam pensamentos e romperam com a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro). A movimentação foi um embrião para o surgimento da Liga Sul-Minas-Rio. Se fora de campo os clubes sentem-se vitoriosos, o mesmo não pode ser dito em relação ao desempenho com a bola nos pés. A frustração marca o final de temporada.

Rubro-negro e Tricolor nem sequer chegaram às finais do Campeonato Carioca e ainda viram o desafeto Eurico Miranda comemorar o título do Vasco após longo jejum. Na Copa do Brasil, o time da Gávea parou nas oitavas de final, enquanto o das Laranjeiras ficou na semifinal.

Além do rendimento questionável em campo, os rivais sofreram com problemas políticos ao longo do ano. O Flamengo vive um clima de guerra por conta da eleição presidencial em 7 de dezembro e o Fluminense ainda luta para se acertar após a saída da Unimed. São constantes os ataques via imprensa do atual patrocinador e existe a incerteza sobre o cumprimento do contrato por parte do parceiro.

Não são poucos os problemas, mas esperava-se ao menos a recompensa ao fim de 2015. Entretanto, a temporada praticamente acabou sem qualquer feito a comemorar no Campeonato Brasileiro.

O Flamengo conseguiu breve arrancada, permaneceu apenas duas rodadas no G-4 e tem chances irrisórias de obter uma vaga na Copa Libertadores de 2016. Com 47 pontos, o time está em 11º lugar e praticamente de férias em um ano que se esperava muito, principalmente depois das chegadas de Ederson, Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

O Fluminense tem 43 pontos e ocupa a 13ª colocação. O risco de rebaixamento é praticamente nulo e não há muito o que fazer nas quatro rodadas restantes. É quase como aguardar o passar do tempo. Tricolor e Rubro-negro esperam recomeçar e colher frutos em 2016, já que o ano corrente foi recheado de decepções para as respectivas torcidas.

De mãos dadas com a frustração, Flamengo e Fluminense se enfrentaram três vezes na temporada. O time da Gávea levou a melhor e venceu em duas oportunidades, enquanto a equipe das Laranjeiras obteve um triunfo no primeiro turno do Brasileirão.