Topo

Ameaça de bomba em estádio cancela amistoso entre Alemanha e Holanda

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 16h30

O estádio HDI Arena, que iria sediar o amistoso entre Alemanha e Holanda, foi evacuado e a partida em Hannover (Alemanha) acabou sendo cancelada por "ameaça de explosão", segundo informou a polícia local.

"Tivemos evidências concretas de que alguém planejava acender uma bomba no estádio", afirmou Volker Kluwe, chefe de polícia de Hannover, em entrevista à "Sky Sports". A autoridade também confirmou que havia um dispositivo com o objetivo de ser detonado dentro do HDI Arena.

O Ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, em entrevista coletiva, afirmou que havia grande apreensão para a realização da partida. "A situação é grave. O cancelamento foi uma minha recomendação. A partida entre Alemanha e Holanda representava um perigo elevado para a Alemanha e a Europa"

De acordo com o jornal "Kreiszeitung", um caminhão-bomba disfarçado de ambulância foi encontrado próximo ao estádio. 

Na mesma entrevista coletiva, no entanto, Boris Pistorius, Ministro do Interior do Estado da Baixa Saxônia, onde fica Hannover, “ninguém foi preso e nenhum explosivo foi encontrado dentro do estádio”.

Antes do jogo, uma rua próxima ao estádio chegou a ser fechada. Mais tarde, no entanto, as autoridades deram a liberação para a realização partida. A permissão foi revogada, porém, menos de duas horas antes do início do duelo. Assim, o confronto acabou sendo cancelado por motivos de segurança quando já havia torcedores dentro do estádio em Hannover. "O jogo acaba de ser cancelado. Por favor, saiam rapidamente de volta para casa, mas sem pânico", pediu a polícia de Hannover no Twitter.

"A segurança vem em primeiro lugar. Esse é um medo que sempre se tem. Eu confio que a Polícia tenha tomado a decisão correta. Quando ocorre um cenário de ameaças, tais passos devem ser tomados", afirmou Stefan Schostok, prefeito de Hannover.

A AP afirma que diversas autoridades eram esperadas para acompanhar a partida, incluindo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. No momento da evacuação, a revista "Focus" afirma que já estava no estádio o ministro alemão Thomas de Maizière.

As seleções da Alemanha e da Holanda já estavam no estádio no momento da evacuação.

Presidente da Federação Alemã de Futebol, Reinhard Rauball, disse também durante a entrevista coletiva que "hoje é um dia triste para a Alemanha e o futebol alemão". "Nunca pensei que nossa seleção pudesse passar por algo assim duas vezes em quatro dias".

De acordo com Rauball, a seleção alemã irá para a cidade de Barsinghausen, nos arredores de Hannover, e os jogadores que moram em Munique voarão de volta para casa. Os holandeses também retornarão ao seu país.

O "Bild" afirma que foi cogitado o cancelamento do show da banda Söhne Mannheims, que aconteceria na TUI-Arena, mas ele acabou apenas tendo seu horário inicial adiado. Além disso, a polícia fechou uma a estação central de Hannover, pois outro objeto suspeito havia sido encontrado.

 

Um dos principais nomes da história do futebol holandês, Ruud Gullit estava no estádio para acompanhar a partida e postou um vídeo com a movimentação fora do estádio. “Voltando para casa depois da suspensão do jogo”, escreveu.

Na última sexta-feira, duas explosões aconteceram do lado de fora do Stade de France, perto de Paris, durante o amistoso entre França e Alemanha. As duas explosões fizeram parte dos atentados que mataram mais de 120 pessoas em Paris.