Topo

Árbitro que "rejeitou" camisa de Neymar já foi zoado por Ronaldinho

Leandro Carneiro

Do UOL, em São

19/11/2015 06h00

Neymar não teve uma partida de destaque contra a seleção peruana, mas ganhou as manchetes de todo o mundo. O motivo? Hernando Buitrago. O árbitro colombiano apitava sua última partida em Salvador e foi filmado “rejeitando” a camisa do atacante da seleção. E essa não foi a primeira vez que ele se envolveu em uma situação inusitada com um brasileiro.

Em 2012, nas quartas de final da Libertadores, Buitrago sofreu com o meia-atacante Ronaldinho. O incidente aconteceu depois da partida entre Atlético-MG e Tijuana, no México.

“Teve uma brincadeira legal faz alguns anos. Nas quartas de final, em Tijuana, quando jogava Tijuana e Mineiro. No final da partida, Ronaldinho se aproximou e disse: ‘Mister, minha camisa para você’. Eu apenas ri”, falou em entrevista ao El Pais.

O “Mister” citado por Buitrago é Mr. Bean, personagem britânico, interpretado por Rowan Atkinson, que ficou mundialmente famoso. A semelhança entre os dois lhe rendeu um apelido desde 2004, quando Daniel Williamson, assistente do Panamá, fez a comparação pela primeira vez.

“Isso faz parte do futebol e eu como figura pública da Colômbia, estou sujeito a isso. Levei com humor e tranquilidade. Tive o prazer de conhecer o verdadeiro senhor Atkinson, em 2007”, afirmou o árbitro relembrou o Mundial sub-20 de 2007 na Coreia do Sul, local do encontro.

Sua trajetória não é apenas de relações boas com os jogadores, principalmente em seu país de origem. Ele tem uma carreia marcada principalmente por dois erros, um pênalti inexistente a favor do Atlético Nacional, contra o Cucuta, em 2007, e o mesmo problema em 2008, desta vez a favor do Once Caldas contra o Envigado. Como pena pelos equívocos, ele foi suspenso pela Federação Colombiana.

Talvez a maior polêmica que envolveu o juiz foi com uma acusação de suborno, em 2009. Ele disse que José Fernando Salazar, presidente do Itagui na época, tentou comprá-lo e o dirigente foi punido por dois anos.

Árbitro é a segunda carreira de Buitrago. Fora de campo, ele é advogado, mas sua formação em Direito aconteceu depois de iniciar como homem do apito. Afinal, ele foi juiz pela primeira vez em 1985, com 15 anos, em uma partida do seu colégio.

O jogo entre Brasil e Peru foi o último de sua carreira profissional, pois ele atingiu o limite de 45 anos que é exigido pela Fifa. Ele completou essa idade no começo deste mês.