Topo

Troca de Macaca para Gorila causa confusão e Ponte se explica em nota

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/11/2015 23h25

A Ponte Preta havia anunciado na última quinta-feira (19) uma substituição de mascotes: sai a Macaca, entra o Gorila. A atitude, contudo, provocou polêmica e exigiu explicação oficial do clube, que recuou e se manifestou em nota, nesta sexta-feira.

"A diretoria da Ponte Preta esclarece que a Ponte é e sempre será a Macaca querida", diz o comunicado. "A Ponte Preta, portanto, não mudou de nome ou tradição, só aumentou a família com a presença dos gêmeos do casal Gorila e Macaca", prossegue, em outro trecho.

O time de campinas ressalta que o torcedor já está acostumado a ver o Gorila agitando a torcida, como aconteceu no Campeonato Paulista de 2015, e reforça que a Macaca seguirá entrando no gramado ao lado do parceiro.

A declaração de quinta-feira falava, de fato, em "mudança de mascote". "Queríamos uma mascote com imagem mais competitiva do que a Macaca", dizia (veja matéria aqui). A ação gerou rejeição e críticas - a direção foi acusada de machismo e de deixar de lado a tradição do clube.

Ainda que não tenha respondido o que diz respeito à queixa de machismo, a Ponte Preta fez questão de falar sobre a questão da tradição.

Confira a nota abaixo, na íntegra

"A diretoria da Ponte Preta esclarece que a Ponte é e sempre será a Macaca querida. O que mudou foi o mascote na Federação Paulista, aquele que entra em campo em  dia de jogo: aliás, o torcedor já está acostumado e gosta de ver as peripécias do Gorila no gramado.

Apenas para ficar claro, um exemplo do que ocorre com outros times: o Santos é o "Peixe", mas a mascote que o representa é uma baleia. A Ponte Preta, portanto, não mudou de nome ou tradição, só aumentou a família com a presença dos gêmeos do casal Gorila e Macaca.

E mais, os dois – Gorila e Macaca - continuarão entrando em campo nos jogos do Majestoso e, quem sabe em breve, também consigamos representar os macaquinhos. Portanto, deixando claro para não gerar nenhuma interpretação equivocada e para que todos saibam: a Ponte apenas oficializou junto à FPF que o mascote no Paulista de 2016 é o Gorila, assim como já ocorreu de maneira informal neste ano, mas a Macaca continua.

Os mais velhos hão de lembrar que um dia a mascote era uma senhorinha de bengala. Ela se foi dos campos, mas um dos apelidos da Ponte continua sendo Veterana e outro Nega Veia. A Macaca, porém, não irá embora dos campos! Pelo contrário, ela viu sua família crescer. Diz a música que a Ponte é raça, é TRADIÇÃO, e nunca, em hipótese alguma, mudaríamos nossas tradições: a Macaca é eterna e agora terá a companhia do Gorila e dos filhotes".