Topo

Conmebol anuncia ranking, e Libertadores terá mudanças em cabeças de chave

River Plate, da Argentina, foi o campeão da edição 2015 da Copa Libertadores da América - AP Photo/Ivan Fernandez
River Plate, da Argentina, foi o campeão da edição 2015 da Copa Libertadores da América Imagem: AP Photo/Ivan Fernandez

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/11/2015 14h25

A Conmebol anunciou, nesta terça-feira, algumas mudanças envolvendo a Copa Libertadores da América. Além da mudanças em contratos de direitos de transmissão, a entidade revelou a criação de um ranking para definir os cabeças de chave da competição a partir de 2016.

Segundo a entidade, será criado um ranking de clubes sul-americanos e, a partir desta lista, serão definidos os rumos do sorteio de grupos do torneio. De acordo com Wilmar Valdez, presidente da Federação Uruguaia, tal ranking será elaborado a partir do número de títulos, pontos e jogos ganhos nos últimos dez anos.

Valdez disse que as mudanças estão sendo analisadas por uma comissão especial e serão confirmadas em breve. "Ainda estamos vendo. E pode ser o caso de termos dois times do mesmo país em um mesmo grupo, como Corinthians e São Paulo no último torneio", explicou.

O presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, explicou os motivos das mudanças em declaração ao site oficial da confederação. “Estamos trabalhando arduamente para fazer o torneio ainda mais emocionante, lançando esse ranking com base no histórico e no desempenho dos clubes nos últimos dez anos. Ao mesmo tempo, queremos dar maior valor aos clubes pela sua participação”

Até o momento, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio são os times brasileiros já garantidos na edição de 2016 da Libertadores. Santos, São Paulo, Sport, Cruzeiro e Inter ainda disputam uma vaga entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Finalistas da Copa do Brasil, Palmeiras e Santos disputam o outro lugar no torneio.