Topo

Comitê de ética quer banir Platini do futebol, diz advogado do dirigente

Michel Platini será julgado em dezembro sob acusação de corrupção na Fifa - AP Photo/Keystone/Salvatore Di Nolfi
Michel Platini será julgado em dezembro sob acusação de corrupção na Fifa Imagem: AP Photo/Keystone/Salvatore Di Nolfi

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 09h45

O Comitê de ética da Fifa quer banir Michel Platini do futebol em virtude da transação feita com Joseph Blatter, em 2011, e que resultou na suspensão de ambos de qualquer atividade ligada ao esporte. A informação foi dada pelo advogado de Platini, Thibaud d´Ales, para agências de notícias internacionais.

O advogado do dirigente classifica como "escandalosa" e "desmesurada" a ideia do comitê de banir Platini para sempre. Thibaud destaca que não existem provas para incriminar seu cliente.

"O pedido proposto mostra que essa comissão não tem nenhuma credibilidade", disse à AFP o advogado de Platini.

Platini e Blatter serão julgados em dezembro, antes do Natal. A investigação, iniciada em outubro pelo comitê de ética, reuniu elementos substanciais que comprovariam corrupção envolvendo os dois cartolas.

Na segunda-feira, o juiz do comitê de ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert, acatou denúncia contra Blatter e Platini. Os dois dirigentes estão suspensos até janeiro. Caso condenados, Blatter e Platini podem ser excluídos do futebol por até sete anos cada, informou a rede de notícias BBC.

Blatter e Platini recorreram, mas seus recursos foram negados pelo comitê da Fifa. Platini apelou à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que analisará sua suspensão.

A queda de Platini

Apontado no início do ano como o futuro presidente da Fifa, Platini caiu em desgraça no futebol. Afastado da presidência da Uefa em outubro, o ex-jogador francês teve sua candidatura impugnada para a eleição presidencial da Fifa, agendada para fevereiro de 2016. As denúncias de ações ilícitas cometidas dentro da Fifa minaram a campanha presidencial de Platini.

Platini será julgado por receber R$ 8 milhões de Blatter em 2011, dias antes da eleição para presidente da Fifa daquele ano. Platini e Blatter alegam que o valor se referia a serviços prestados de 1999 a 2002. O comitê de ética Fifa rejeita a versão de "serviço prestado" e acredita que houve suborno, pois Platini recebeu o dinheiro semanas antes de retirar sua candidatura da eleição presidencial de 2011.

O ex-jogador francês era o principal concorrente de Blatter. O suíço venceu na ocasião. Blatter informou que havia feito um acordo verbal com Platini, cujo pagamento não foi apresentado no balanço financeiro da Fifa. 

Apesar de ter sua candidatura vetada para 2016, Platini ainda acredita em uma reviravolta. A Uefa já escolheu seu representante para o pleito: Gianni Infantino, que é secretário-geral da entidade europeia.