Topo

São Paulo fatura Copa do Brasil Sub-20 em meio a protesto contra diretoria

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 17h51

Um Morumbi praticamente vazio foi palco do título do São Paulo na Copa do Brasil Sub-20, graças à vitória sobre o Atlético-PR, nesta terça-feira (24), por 2 a 0 – Joanderson e David Neres balançaram as redes. Com o time profissional em crise, o apoio ao elenco da base foi quase nulo. No lugar disso, um protesto contra a atual diretoria marcou a presença da torcida no estádio.

Na entrada do Morumbi, torcedores estenderam uma faixa com os dizeres “cadê a gravação?”, em referência às acusações feitas pelo vice Ataíde Gil Guerreiro contra o ex-presidente Carlos Miguel Aidar. Além disso, cânticos em apoio a Rogério Ceni, que se aposentará ao final da temporada, foram entoados pelos torcedores.

Essa é a primeira vez que o São Paulo conquista a Copa do Brasil Sub-20. O torneio é disputado desde 2012 e já teve Internacional, Santos e Vitória como campeões.

Com os gols marcados no segundo jogo da final, David Neres e Joanderson terminam a competição como artilheiros do torneio, com seis gols cada.

O jogo

Precisando reverter a derrota por 2 a 0 sofrida na primeira partida, o Atlético-PR decidiu reforçar seu elenco com cinco jogadores que já atuam no time profissional: Bruno Mota, Marcos Guilherme, Damasceno, Ewandro e Crysan.

E a primeira grande chance da partida saiu justamente dos pés de dois jogadores do time profissional. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Damasceno ajeitou de calcanhar para Crysan, que chutou para a boa defesa de Lucas Perri.

O goleiro da base do São Paulo ainda voltou a aparecer bem aos 31 minutos da primeira etapa, quando Marcos Guilherme chutou à queima roupa e parou em Lucas Perri.

Na parte final do primeiro tempo, o São Paulo já começava a dar indícios de que não perderia a taça. Perto do intervalo, Lucas Fernandes pegou de primeira e a bola passou perto da trave de Warleson. Aos 4 minutos da segunda etapa, Inácio soltou a bomba, o goleiro do Atlético-PR espalmou e Joanderson mandou por cima do gol.

A “confirmação” do título veio em apenas dois minutos. Aos 13, Joanderson invadiu a área pela esquerda e mandou no canto de Warleson para abrir o placar. Na sequência, aos 15, David Neres recebeu dentro da área e chutou para a defesa do goleiro. No rebote, o atacante mandou de novo para gol e a bola ultrapassou a linha antes que a defesa conseguisse tirar.

Tendo que fazer cinco gols para conquistar o título, o Atlético-PR pouco conseguiu assustar Lucas Perri. Faltando cinco minutos para o final da partida, a torcida são-paulina já entoava cânticos de “é campeão” e “o campeão voltou”.