Topo

'Humilhado', Blatter diz que só congresso da Fifa pode lhe tirar do poder

Joseph Blatter está suspenso de suas atribuições de presidente pelo Comitê de Ética da Fifa - REUTERS/Ruben Sprich
Joseph Blatter está suspenso de suas atribuições de presidente pelo Comitê de Ética da Fifa Imagem: REUTERS/Ruben Sprich

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 21h06

Suspenso da presidência da Fifa pelo Comitê de Ética da entidade, Joseph Blatter disse sentir-se humilhado e que somente o congresso da Fifa pode lhe tirar do poder.

"Eu não sou funcionário da Fifa. Eu sou o presidente eleito pelo congresso. Se alguém não concorda com meu jeito de trabalhar, tem que se voltar para o congresso que me elegeu", afirmou Blatter.

"É humilhante para o presidente da Fifa que o Comitê de Ética venha e diga: 'Você está suspenso e não pode ir mais trabalhar'", continuou o dirigente suíço, que assumiu o comando da entidade em 1998.

Platini e Blatter serão julgados e podem até ser excluídos do futebol em virtude de transação ocorrida em 2011, dias antes da eleição para presidente da Fifa daquele ano. Blatter pagou R$ 8 milhões a Platini. Os dois alegam que o valor se referia a serviços prestados de 1999 a 2002.

O comitê de ética Fifa rejeita a versão de "serviço prestado" e acredita que houve suborno, pois Platini recebeu o dinheiro semanas antes de retirar sua candidatura da eleição presidencial de 2011.

Blatter sempre manteve a defesa de que o negócio com Platini foi legal, frisando que na Suíça são permitidos acordos verbais. O comitê de ética da Fifa rebate a versão de Blatter, dizendo que os valores não foram incluídos no balanço da entidade.