Topo

SP elege R. Caio e Kardec como exemplos de comportamento e cobra mudança

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 07h49

O zagueiro Rodrigo Caio, 22, e o atacante Alan Kardec, 26, são os jogadores escolhidos pelo São Paulo para servirem como modelos de comportamento para o time de 2016. Segundo apurou o UOL Esporte, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, a diretoria de futebol e a comissão técnica escolheram a dupla, principalmente o defensor, para que sejam exemplo aos demais por terem comprometimento e devoção ao clube - qualidades que Leco julga faltar em alguns dos jogadores do atual elenco. 

Já havia preocupação no São Paulo acerca da falta de profissionalismo de alguns jogadores e da dificuldade do elenco em traçar metas coletivas - passava por isso a ideia de contratar o experiente zagueiro Diego Lugano, 35, para servir como líder e exemplo no vestiário. Na última segunda-feira, em entrevista coletiva, Leco disse que nem todos os atletas estão comprometidos.

Depois da goleada histórica sofrida para o Corinthians por 6 a 1, no último domingo, o resgate do pleno empenho e do comprometimento com a instituição norteia a reformulação do elenco para a próxima temporada. Formado nas categorias de base do clube e membro da seleção brasileira olímpica, Rodrigo Caio ilustra o modelo a ser seguido porque agrada do presidente à comissão técnica.

Foi por isso que o zagueiro foi o escolhido para conceder coletiva na tarde da última terça-feira (24), no CT da Barra Funda, na reapresentação do São Paulo após a goleada. Foi a primeira vez que um atleta se manifestou depois do resultado considerado "desastroso" por Leco.

No pronunciamento à imprensa, o jovem cobrou os colegas de forma dura e clara: disse que percebe que há jogadores sem comprometimento no elenco e que estes precisam refletir sobre suas atitudes. Rodrigo Caio não falou nada de inesperado para os dirigentes do São Paulo. A cobrança na entrevista coletiva soou exatamente da forma como previam os dirigentes.

A declaração foi feita horas depois de Leco, o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro e o diretor executivo Gustavo Vieira de Oliveira se reunirem com o elenco em encontro que serviu para o presidente cobrar os atletas por empenho de todos nas duas últimas rodadas do Brasileirão - Leco deu detalhes ao UOL Esporte sobre o que disse aos atletas e do que ouviu do capitão Rogério Ceni, único atleta que se pronunciou.

Rodrigo Caio e Alan Kardec foram eleitos como exemplos dentro do elenco porque, além de reunirem as qualidades psicológicas que a diretoria julga fundamentais para 2016, têm liderança técnica: o zagueiro é titular desde os 19 anos, seja na defesa ou no meio de campo, e o atacante será titular absoluto em 2016, sem Luis Fabiano.

Há outros jogadores no elenco que diretoria e comissão técnica no São Paulo também consideram ter comportamento exemplar, mas que hoje não poderiam exercer liderança por não terem representatividade técnica. É o caso do zagueiro Lucão, de 19 anos, bem quisto pela cúpula do futebol pela liderança que exerce, mas que saiu de Itaquera como principal foco de falhas técnicas que contribuíram para a goleada por 6 a 1.

Outro que é visto com bons olhos é o volante Thiago Mendes, hoje considerado um dos principais jogadores do time pela diretoria, mas ainda sem tanta representatividade no clube pelo pouco tempo de casa - foi contratado em 2015 e só virou titular com Juan Carlos Osorio, no segundo semestre.

Depois de pronunciamento do presidente, reunião com o elenco e cobrança pública de um dos atletas ao resto do elenco, o São Paulo mantém o processo de reformulação para 2016. A diretoria não irá afastar jogadores nesse momento porque julga que precisa dar respaldo ao atual elenco para garantir a vaga na próxima Copa Libertadores. O clube, no entanto, prepara mudança de perfil do grupo de jogadores para a próxima temporada, em processo que passa também pela escolha do novo treinador.