Topo

CBF faz exame antidoping surpresa em todo elenco do Inter

Nilton foi flagrado no antidoping - Ricardo Dutra/Internacional
Nilton foi flagrado no antidoping Imagem: Ricardo Dutra/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/11/2015 11h25

O grupo de jogadores do Internacional passou por um exame antidoping coletivo surpresa. Na reapresentação do elenco, na última terça-feira, a Comissão de Controle de Dopagem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recolheu amostras no CT do Parque Gigante.

A informação foi dada pelo jornal Zero Hora e confirmada pelo UOL Esporte. Os testes não fazem parte de procedimento padrão e, ao que tudo indica, estão ligados ao caso dos volantes Nilton e Wellington – flagrados em setembro.

As amostras coletadas em Porto Alegre foram enviadas para um laboratório no Rio de Janeiro. O departamento de futebol e jurídico do clube aguardam o desdobramento do novo episódio para se manifestar.

Após vencer o Gre-Nal 408, no domingo, o Internacional deu folga geral na segunda-feira. No dia seguinte, a reapresentação no CT teve mais de uma hora de atraso no horário da atividade no gramado. A justificativa oficial é de que um vídeo foi passado aos jogadores. Mas neste período, as amostras foram coletadas.

No último dia 16, o Inter entregou sua defesa prévia no caso envolvendo os dois volantes e alegou doping involuntário. Nilton e Wellington testaram positivo para a substância hidroclorotiazida, um diurético proibido no Regulamento de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Agência Mundial Antidoping (AMA).

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ainda não apresentou denúncia e por isto, o caso não tem data para ser julgado. Logo após a divulgado do teste dos volantes e da suspensão preventiva por 30 dias, a Procuradoria não descartou denunciar também o Internacional.