Topo

Nilton e Wellington são denunciados por doping. Punição pode ser de 4 anos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 23h40

A denúncia contra os jogadores do Internacional Nilton e Wellington, que testaram positivo em exame antidoping no começo de novembro, foi liberada pela Procuradoria da Justiça Desportiva nesta quinta-feira (26). A dupla será julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ainda sem data definida, e pode pegar suspensão de até quatro anos.

A informação foi publicada no site do STJD. As amostras de urina dos volantes do time gaúcho apresentaram as substâncias diuréticas hidrochlorothiazide e chlorothiazide, que estão na lista de diuréticos e agentes mascarantes proibidos pelo Regulamento de Controle de Doping da CBF e pela WADA, Agência Mundial Antidopagem. 

Os dois jogadores estão em suspensão preventiva de 30 dias, de acordo com artigo 102 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. 

Nilton foi flagrado após as partidas contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 16 de setembro , e contra São Paulo, dia 30 de setembro, pela Copa do Brasil. Wellington caiu no exame antidoping depois de jogo contra o Palmeiras, em 23 de setembro, pela Copa do Brasil.

Na defesa dos jogadores, o Internacional alegou doping involuntário. A linha adotada pelo clube é de que a substância proibida não foi usada para tirar vantagem nas competições, mas acabou sendo ingerida por estar na fórmula de medicamento usado pelos atletas.

Nilton alegou, em defesa prévia, que o suplemento acusado em exame foi comprado por sua companheira, profissional de educação física, e que tal suplemento estaria contaminado com as duas substâncias encontradas no exame. Wellington defendeu a tese de que a substância proibida estaria em um suplemento de proteína que vinha ingerindo. 

Com resultados e as defesas prévias em mãos, a Procuradoria denunciou a dupla por infração ao artigo 6, itens  1, 2 e 3 do Regulamento de Controle de Doping da FIFA.

A Procuradoria pede a aplicação das penas previstas no artigo 19 da Norma da FIFA. O gancho pode chegar a quatro anos. Na nota do site, o STJD prevê que o julgamento deverá entrar em pauta na primeira semana de dezembro.

Nesta semana, a Comissão de Controle de Dopagem (CCD) da CBF colheu 32 amostras de jogadores do Internacional, em teste surpresa. Elas deverão fazer parte - e se tornar peça fundamental - do julgamento no STJD. Os resultados do teste surpresa serão encaminhados ao tribunal em até 12 dias. 

STJD e CCD concordam que é prudente aguardar os resultados do antidoping coletivo para avançar no julgamento. Assim, a primeira audiência será fora do prazo inicial imaginado. A sessão já deveria ter sido agenda, mas segue sem data para ocorrer.