Topo

STJD abre inquérito sobre morte de torcedor no Allianz Parque

Palmeiras terá que prestar esclarecimentos por problema ocorrido no Allianz Parque - Fabio Braga/Folhapress
Palmeiras terá que prestar esclarecimentos por problema ocorrido no Allianz Parque Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 15h14

O STJD abriu inquérito para investigar a morte de um torcedor no Allianz Parque na partida entre Palmeiras e Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil. O órgão pretende apurar se houve possível negligência no atendimento médico do torcedor.

Nesta quarta-feira (25), o Palmeiras e a Federação Paulista de Futebol foram notificados a prestarem esclarecimentos pelo auditor do STJD, Guilherme Guimarães. O inquérito foi acatado pelo presidente do STJD, Caio Cesar Rocha.

Agora, clube e Federação precisarão comprovar que cumpriram todas as exigências previstas no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003). O inquérito deverá ser concluído em até 30 dias, conforme indica o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O problema aconteceu em 28 de outubro, no segundo duelo entre Palmeiras e Fluminense. O torcedor do clube tricolor, Flávio Gusmão de Figueiredo Mendes, faleceu nas dependências do estádio vítima de um infarto. 

Entenda o posicionamento do Palmeiras logo após o ocorrido:
 
A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que o Sr. Flávio Mendes passou mal na noite desta quarta-feira, 28, no Allianz Parque, após a semifinal da Copa do Brasil.
 
A equipe de Bombeiros da partida prestou prontamente os primeiros atendimentos e levou-o ao ambulatório do estádio. Neste local, o torcedor foi submetido a um eletrocardiograma que não detectou parada cardiorrespiratória.
 
Feitos os exames necessários, o Sr. Flávio foi encaminhado consciente e respondendo às questões dos médicos até a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, cuja equipe passou a acompanhar o caso.
 
Leia a nota na íntegra divulgada pelo Allianz Parque na ocasião:
 
O Allianz Parque lamenta o falecimento de Flávio Mendes, ocorrido nesta quinta-feira, 29, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
 
Mendes passou mal nas dependências da arena, logo após a partida Palmeiras x Fluminense, realizada na quarta-feira, 28, pela semifinal da Copa do Brasil.
 
O atendimento ao torcedor fluminense foi realizado pelos brigadistas e pela equipe de serviços médicos contratada pela Sociedade Esportiva Palmeiras, para a operação do jogo.
 
Cabe informar que, entre o primeiro alerta de que o torcedor passava mal e a chegada da primeira equipe ao local, passou-se menos de um minuto (40 segundos, conforme pôde ser comprovado pelo sistema de segurança da arena). E que, quando deixou as dependências do estádio, em UTI Móvel, o torcedor já estava monitorado e medicado.
 
Em que pese o fato de a operação em dias de jogos caber à Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe do Allianz Parque está constantemente de prontidão e à disposição.