Topo

Como o "novo Jardel" de Felipão no Grêmio foi parar da Série C de Portugal

Ronan foi comparado com Jardel no Grêmio, hoje joga na Série C de Portugal - Divulgação/Sanjoanense
Ronan foi comparado com Jardel no Grêmio, hoje joga na Série C de Portugal Imagem: Divulgação/Sanjoanense

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/11/2015 06h00

No fim de 2014, Felipão achava ter encontrado um 'novo Jardel' no Grêmio. Sem atender orientações do departamento de formação, que indicava outros jogadores melhor preparados, o treinador optou por subir ao profissional o centroavante Ronan, então com 19 anos. A estatura era o que mais chamava atenção no atleta: 1,96. Foram alguns meses de treinamentos, dois jogos no profissional e o suficiente para o clube desistir dele. Hoje a realidade é bem diferente, na terceira divisão portuguesa. 

Ronan pertencia ao Fluminense, atuava no Grêmio por empréstimo que poderia virar compra ao fim da temporada 2014. Mas o clube gaúcho não exerceu tal direito previsto em contrato. Foram duas chances, sendo uma como titular em jogo muito importante na temporada. Ele entrou durante o duelo com o Criciúma e começou contra o Cruzeiro, no Mineirão. Foi mal e logo perdeu espaço para outros colegas de base. 
 
"É um jogador de uma característica difícil de ser encontrada. É alto, forte, tem um bom posicionamento e poder de conclusão. Além de ser rápido, para o tamanho dele", elogiou Felipão naquela oportunidade. 
 
Não foi o suficiente. Ronan foi devolvido ao Flu e julho deste ano rescindiu seu contrato que iria até dezembro. Em busca de seguir a carreira foi para Portugal, onde encontrou um clube bem diferente dos dois que tinha defendido no Brasil. 
 
Em vez da primeira divisão nacional, ou mesmo da estrutura que encontrou nos três meses em que fez testes no Parma, da Itália, Ronan, agora com 20 anos, atua pelo Sanjoanense, da terceira divisão portuguesa. E tem ido bem. Em 10 partidas, marcou quatro gols. A Série C de lá é dividida em grupos. Sua equipe ocupa a quarta colocação no grupo D. Dois avançam para próxima fase. 
 
O projeto de ser 'novo Jardel', deu, curiosamente, mais um passo de alguma forma parecido. Chegada ao Grêmio vindo de um clube do Rio de Janeiro (Jardel do Vasco, Ronan do Fluminense), cair nas mãos de Felipão, e sair para um clube português (Jardel para o Porto, Ronan para o Sanjoanense). Mas, por óbvio, de grandeza diferente. 
 
Sem glamour ou grandes jogos, longe de estádios lotados ou mesmo partidas continentais, o jovem 'gigante' tentará desenvolver-se para, quem sabe, se aproximar do ídolo gremista.