Topo

Grupos ambientalistas criticam Arsenal por tomar voo de apenas 14 minutos

Stefan Wermuth/Reuters
Imagem: Stefan Wermuth/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/11/2015 17h08

Grupos de ecologistas britânicos manifestaram-se publicamente para criticar a decisão do Arsenal de tomar avião de apenas 14 minutos para compromisso do campeonato nacional, contra o Norwich City, agendado para o domingo (29). 

A organização Plane Stupid, que combate a expansão da aviação, foi uma das que reforçou o coro. Em nota, chamou a atitude de "absurda e estúpida". Norwich fica a 160 km de Londres.

"Depois de ter vivido em Norwich e no norte de Londres, posso dizer que é uma distância que se pode percorrer em trem em apenas duas horas, sem necessidade de contribuir com as mudanças climáticas. É ridículo", declarou a porta-voz da entidade, Ella Gilbert, ao jornal Evening Standard.  

A Norwich e Norfolk Friends of Earth (Amigos da Terra de Norwich e Norfolk, em tradução aproximada para o português) também se manifestou. "O mundo do futebol vive em uma bolha, completamente separada do resto das pessoas", disparou Jennifer Parkhouse, integrante do grupo. 

Treinador da equipe, Àrsene Wenger tratou de defender a logística definida: “Quando planejamos a ida a Norwich, a estrada até lá estava em obras. O acesso à localidade às vezes é complicado. Não somos de voar muito, ao menos não tanto como antes. Estamos acostumados a tomar trem ou ônibus, é uma exceção”.

Norwich e Arsenal fecham a 14ª rodada do Campeonato Inglês, às 14h15 (de Brasília) do domingo. Com 26 pontos, o time de Londres pode saltar da quarta colocação à liderança do nacional, caso supere o Manchester City nos critérios de desempate.