Topo

Por 'catimba', Grêmio avalia recontratar argentino. O problema é o dólar

Alán Ruiz pode voltar ao Grêmio por conta do espírito "catimbeiro" - Jefferson Bernardes/Divulgação/Grêmio
Alán Ruiz pode voltar ao Grêmio por conta do espírito 'catimbeiro' Imagem: Jefferson Bernardes/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2015 10h19

O Grêmio avalia investir para recontratar o argentino Alán Ruiz. O jogador que brilhou em um clássico Gre-Nal no ano passado e atualmente defende o Colón emprestado pelo San Lorenzo já iniciou conversas com a direção gaúcha para voltar a atuar no clube. Contudo, a alta do dólar pode ser empecilho. 

Ruiz, como todo gringo, receberia salários na moeda estrangeira. Sendo assim, seus vencimentos seriam multiplicados pelo câmbio, que chega a quadruplicar o real. Sendo assim, um salário de 100 mil, por exemplo, viraria R$ 400 mil.

Este é exatamente um ponto que o Grêmio procura resolver da equação para trazer de volta o gringo. A reportagem do UOL Esporte apurou que o jogador já foi aprovado pela comissão técnica e pela direção. Se conseguir encontrar uma maneira de acertar a parte financeira, será contratado. 

A principal alegação é a 'catimba' No Tricolor, a trajetória dele foi marcada por cornetas e provocações a rivais. Conseguiu expulsões de vários oponentes, como Fred e Guerrero, sempre por provocar o rival. E o clube acredita que isso seja importante ao grupo em jogos decisivos, principalmente na Libertadores. 

"Por que não? É um jogador que tem passagens emblemáticas no clube. Tem empatia da torcida. Entra e 'catimba' o jogo. Está sendo avaliado", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior à Rádio Gaúcha. 

Ruiz disputou 40 jogos e marcou 5 gols pelo Grêmio em 2014. Sendo dois deles diante do Internacional, no clássico que acabou 4 a 1 para o Tricolor, pelo Brasileiro. Na ocasião ainda fez uma série de provocações a D'Alessandro durante e depois da partida através das redes sociais. Até hoje, em dia de vitória do Grêmio ou derrota do Inter, ele usa a rede social para provocar o oponente. "Ele se sente em casa no Grêmio", disse o pai de Alán ao jornal Zero Hora. 

Mas Porto Alegre prece ser o único lugar em que o gringo fã do seriado Chaves tem tal status. No San Lorenzo, clube com o qual ainda tem contrato, ele disputou apenas seis jogos no início deste ano. Acabou cedido por empréstimo ao Colón, onde disputou outros 14 jogos e marcou apenas um gol. 

No Grêmio, seria concorrência para Douglas, que deve renovar seu contrato por mais um ano. E a chegada reforça a ideia de não insistir com o uruguaio Maxi Rodríguez, que deve buscar novos desafios na carreira longe do Tricolor.