Topo

Choro de Lucão por vaias faz elenco do SP proteger jovem de críticas

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 06h00

O zagueiro Lucão, 19, não foi autor de nenhuma falha que resultou em gol do Figueirense na sofrida vitória por 3 a 2, no último sábado (28), no Morumbi - que só aconteceu após uma virada são-paulina com dois gols nos acréscimos. Mesmo assim, o jovem viveu seu momento mais negativo na ainda curta história pelo São Paulo: foi vaiado e insultado pela torcida da metade do primeiro tempo até o último minuto de jogo, por ter ficado marcado negativamente por falhas em diferentes gols da derrota para o rival o Corinthians por 6 a 1. Depois do jogo deste sábado, Lucão deixou o gramado chorando.

A comoção de Lucão na saída de campo se refletiu na saída do estádio. O zagueiro passou pela zona de imprensa, como outros jogadores, ao ir embora do Morumbi. Ao passar pelos jornalistas e ouvir pedidos para ser entrevistado, respondeu com educação: "Hoje não, por favor". A tristeza do jovem, oposta ao sentimento de alegria e alívio pela vitória de virada, nos minutos finais, fez com que o elenco do São Paulo tratasse do tema. O primeiro a falar - e com mais contundência - foi seu amigo pessoal e companheiro de zaga, Rodrigo Caio.

"Primeiro a gente fica muito triste. Lucão é um cara sensacional como pessoa e como jogador. Se ele não fosse, não estaria jogando com apenas 19 anos como titular do São Paulo. A gente entende o sentimento da torcida, porque o nosso sentimento era igual depois daquela derrota, de muita tristeza, humilhado pelo que aconteceu. Ficamos tristes pelas vaias em cima de um jogador, mas a gente deu toda a força para ele. Ele sabe que pode contar com o grupo, e o mais importante: ele saiu com a cabeça tranquila porque a gente saiu com a vitória", disse Rodrigo Caio, que nos últimos dias foi escolhido por diretoria e comissão técnica, ao lado do atacante Alan Kardec, como modelo de comportamento a ser seguido, depois de o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva afirmar que nem todos os atletas estão demonstrando o mesmo comprometimento.

Rodrigo Caio, 22, é amigo pessoal de Lucão porque conviveram juntos nas categorias de base do clube, apesar da diferença de idade, e porque convivem juntos também nas seleções brasileiras de base. Atualmente ambos fazem parte da seleção brasileira olímpica.

Autor do gol da virada, no último lance do jogo, o volante Thiago Mendes também falou sobre Lucão. Para ele, o jovem zagueiro tem de tratar as falhas como algo que ocorreu com todo o coletivo do elenco são-paulino, e não como algo individual. "Ele não foi o único que falhou no 6 a 1. Sabemos que foi o time inteiro, por isso tomamos seis gols. A culpa é de todos, temos que levantar a cabeça e ele também tem que levantar. Sobre as vaias, sabemos que é difícil jogar quando a torcida está vaiando. Ele tem que levantar a cabeça", falou Thiago Mendes.

O técnico interino Milton Cruz reconheceu que o jovem zagueiro teve falhas contra o Corinthians - contra o Figueirense, neste sábado, Lucão teve uma falha logo depois do gol de empate de Kardec, aos 46 minutos do segundo tempo, e foi salvo pelo goleiro Denis. Milton Cruz pediu apoio e destacou o potencial do jovem.

"O Lucão é um garoto, tem muita coisa pela frente, teve algumas falhas. Acontece, temos que apoiar o Lucão, tem um potencial grande. Espero que a torcida compreenda o que aconteceu com o Lucão", disse o interino.

Na diretoria do São Paulo há óbvia insatisfação pelo desempenho de Lucão nos últimos jogos, mas ainda muita confiança no potencial do jogador. O jovem defensor é tratado como joia das categorias de base e visto como um dos maiores patrimônios de um clube que, hoje, enfrenta delicado cenário financeiro. O São Paulo detém 75% dos direitos econômicos de Lucão e vê nessa parcela uma das maiores esperanças para fazer caixa, se for necessário.