Topo

Quase todos corintianos brilharam no título. Cristian ainda persegue isso

Cristian não justificou status de principal reforço do Corinthians em janeiro - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Cristian não justificou status de principal reforço do Corinthians em janeiro Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 06h00

A oportunidade de mudar a impressão de pior reforço do Corinthians no ano.

Em meio a um elenco com tantos jogadores fundamentais para o título brasileiro, o volante Cristian ainda carrega um desafio para as últimas partidas de 2015. Ele deve receber de Tite oportunidade no meio-campo em Sport x Corinthians, neste domingo, na Arena Pernambuco. O jogo tem início às 17h (de Brasília).

Na última sexta, o treinador não abriu o jogo sobre a escalação da equipe para a partida no Recife, mas citou o volante como alguém que precisava jogar. Não só contra o Sport, mas possivelmente na última rodada do Brasileirão, diante do Avaí. É a chance de amenizar uma temporada difícil.

Entre os jogadores que fazem parte do elenco desde janeiro, Cristian só atuou mais minutos do que o goleiro reserva Walter, o jovem zagueiro Yago, o atacante Luciano, que operou o joelho direito, e Ángel Romero. São apenas 1200 minutos em campo entre os 5850 em que o Corinthians atuou. 

No último domingo, Cristian parecia inquieto para mostrar serviço quando Tite deu a ele a oportunidade de entrar em campo durante o jogo contra o São Paulo, rival que marca sua história com a camisa corintiana. A partida já estava 5 a 1, mas o volante pegou a bola e cobrou penalidade para fazer o sexto e, na celebração, recordar a polêmica vivida em 2009. 

Contratado depois de inatividade de sete meses, Cristian demorou a estrear em 2015 e realizou pré-temporada mais longa que os demais. Mesmo sem jogar muito, teve duas lesões que prejudicaram os planos e totalizou 11 partidas no estaleiro. No entendimento de Tite, ele disputa posição com Ralf e Bruno Henrique. Mas, na prática, não demonstrou o poder de marcação do primeiro e nem o dinamismo que o segundo oferece à saída de bola. Quando atuou, sempre deu a impressão de estar abaixo dos demais no ritmo. 

Cristian é exceção em um Campeonato Brasileiro no qual até mesmo jogadores desacreditados contribuíram decisivamente em algum momento do Corinthians - Edílson, Edu Dracena, Yago, Rodriguinho e Romero, por exemplo. Com mais dois anos de contrato e um dos maiores salários do elenco, tem a chance de mostrar que evoluiu fisicamente e pode ser útil em 2016. 

SPORT x CORINTHIANS

Local: Arena Pernambuco
Data e hora: 29 de novembro, às 17h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)

Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely e Wendel; Marlone, Diego Souza e Élber; André. 
Treinador: Falcão

Corinthians
Cássio; Fagner, Felipe (Edu Dracena), Gil e Uendel; Cristian (Ralf); Romero, Bruno Henrique, Rodriguinho e Jadson; Vagner Love.  
Treinador: Tite