Topo

Tite revela o desejo de treinar equipe italiana no futuro

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 13h48

O técnico Tite revelou que tem o sonho de dirigir uma equipe do futebol italiano após cumprir seu contrato com o Corinthians, que se encerra em duas temporadas. A confissão foi feita a Galvão Bueno, em entrevista veiculada pelo Esporte Espetacular neste domingo. "Está aumentando a vontade de assumir um clube italiano", contou.

Uma das razões citadas pelo treinador pela preferência pela Itália é a língua, já que ele tem conhecimentos do italiano. Tite, entretanto, não citou nomes dos clubes que deseja treinar no país.

Durante o bate-papo, Tite falou sobre a satisfação de contar com o filho Matheus na comissão técnica campeã brasileira. Ele cita a experiência que teve no Real Madrid, onde fez um estágio com o italiano Carlo Ancelotti, para descrever o sentimento de dividir o título com o filho.

"Eu tive a felicidade de, numa daquelas vezes que fui para a Espanha, ver o filho do Ancelotti segurando a taça da Liga dos Campeões. E eu tive a felicidade de dar a medalha de campeão para o meu filho", contou, recebendo um abraço e um beijo de Matheus na sequência.

Tite se definiu como um técnico com "sede de conhecimento, inquieto e observador". Para ele, o “aperfeiçoamento constante" com o ano sabático passa pelo trabalho com "grandes profissionais" e pela mudança de postura do Corinthians dentro de campo. "Eu busquei esse lado ofensivo", disse.

Questionado por Galvão sobre a possibilidade de dirigir a seleção brasileira, o gáucho de 54 anos desconversou. Segundo ele, assumir o Brasil não faz parte de seus planos atuais.

Objetivo de treinar um clube carioca

Em entrevista publicada neste domingo pelo jornal O Globo, Tite contou que, quando seu ciclo no Corinthians terminar, pretende trabalhar no Rio de Janeiro. Com passagens por três dos principais centros do futebol nacional – São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais –, ele confirmou a vontade de se transferir para um dos grandes cariocas um dia, mas não escondeu o incômodo com a questão dos atrasos salariais.

“Mais do que um desafio é um objetivo pessoal. Eu quero ir para o Rio. Terminar minha etapa aqui e trabalhar lá. Quando, eu não sei. Mas quero sentar com um visionário, com um louco, um maluco, para planejar e pensar futebol. Para a relação ser harmoniosa de ideias do tipo: ‘vamos pagar um em vez de pagar três, mas esse um vai ser pago para todo mundo’”, disse.

Entretanto, Tite contou ao jornal que enxerga o futebol carioca um patamar abaixo do paulista em infraestrutura.

“A impressão que eu tenho é de que o primeiro clube do Rio que tiver uma infraestrutura parecida com a do Corinthians e do São Paulo, de CT, da logística e de todo trabalho integrado (departamento médico, fisiologia, concentração, campos de treinamento) vai dar um passo muito grande. Vai gerar credibilidade”, analisou.